
O fazer artístico vai ser desvendado pelas crianças na primeira oficina oferecida no Inverno das Artes. Com o título, Como criar coisas que não existem, o encontro pretende despertar os pequenos para as diferentes linguagens artísticas e variadas técnicas e processos de criação. Os artistas Arthur Scovino, criador do projeto Casa de Caboclo, em exposição na itinerância da 31ª Bienal de São Paulo, e Efe Godoy mediam o encontro que ainda vai convidar os pequenos a criar coisas que não existem. Os interessados podem se inscrever no site da FCS.
A oficina faz parte da programação do evento promovido pela Fundação Clóvis Salgado e que pretende movimentar o inverno na capital. Para isso, a FCS combinou shows, debates, oficinas de artes visuais e mostras especiais de cinema. A proposta é fomentar a cultura no mês de julho, em Belo Horizonte, e transformar o Inverno das Artes em uma referência para a cidade, garantindo, anualmente, programação variada para o público. As atividades desta edição acontecem até 27 de julho.
Aprendendo arte – Voltada para crianças entre 6 e 8 anos, a oficina tem diálogo direto com a itinerância da 31ª Bienal de São Paulo – Como (...) coisas que não existem. O nome deste, que é um dos eventos mais importantes de arte no país, propõe a troca das reticências por diferentes verbos de ação, como, por exemplo, falar e escrever. Pensando nisso, o programa educativo em artes visuais da Fundação Clóvis Salgado propôs a oficina Como criar coisas que não existem.
A oficina é dividida em duas etapas: em um primeiro momento, as crianças vão participar de um bate-papo com Arthur Scovino e Efe Godoy, quando vão conhecer o processo de criação dos artistas. As crianças terão a oportunidade de entender como as obras de arte são pensadas e quais são as etapas necessárias para que essas ideias tomem forma. A discussão vai partir principalmente da experiência pessoal dos artistas que têm trabalhos que transitam entre a fotografia, a pintura, a performance e outras linguagens. Em seguida, a partir da observação de diferentes objetos, os pequenos serão convidados a pensar coisas que não existem, estimulando, assim, a imaginação e a criatividade.
Segundo a coordenadora do programa Educativo em Artes Visuais da FCS, Fabíola Rodrigues, a atividade tem, por objetivo, ampliar a visão das crianças sobre o fazer artístico. “Nessa oficina, optamos por oferecer às crianças uma visão menos rigorosa e organizada do trabalho do artista. Elas não vão visualizar o produto final, mas as etapas que levaram o artista a criar determinado trabalho”, aponta Fabíola.
O fim de semana só termina na segunda – A programação do I Inverno das Artes tem continuidade na segunda-feira, dia 13, com show do cantor e compositor Jards Macalé na Sala Juvenal Dias. Em apresentação intimista, com formato voz e violão, o carioca vai apresentar sucessos da carreira, que embalaram gerações e se tornaram grandes clássicos da música brasileira. Na setlist, sucessos como Vapor Barato, Mal Secreto, Revendo Amigos e Movimento dos Barcos. O show acontece às 20h30 e os ingressos custam R$50 (inteira) e R$25 (meia).
Vem aí – A programação do Inverno das Artes continua intensa nos próximos finais de semana. No dia 17, sexta-feira, o Cine Humberto Mauro leva o terror ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti, serão duas sessões a partir das 21h. O dia 18 inicia com a oficina de Artes Visuais Poética da Cidade e Sarauzinho do Palácio, que acontece nos jardins internos do Palácio das Artes. No cinema, uma pausa na programação do terror, para as exibições do especial Jorge Bodanzky. Um debate com a presença do próprio cineasta fecha a programação. Também no dia 18 é a vez do público assistir ao show de comemoração dos 50 anos de carreira de Paulinho da Viola. Na segunda feira, dia 20, é dia do show de Cida Moreira, a Dama indigna, na Sala Juvenal Dias.
No final de semana seguinte, o terror volta à programação do Cine Humberto Mauro com a realização da primeira maratona do Cine Humberto Mauro em 2015. Em mais de 20 horas de programação ininterrupta, o público poderá conferir filmes que terão exibição única como It: Uma obra prima do medo, de Tommy Lee Wallace, e os três últimos filmes que contam a saga de Jason, Sexta-Feira 13 II, III E IV. Quem conseguir vencer a maratona, que terá exibição simultânea no Cine Humberto Mauro e nos Jardins Internos, terá direito a café da manhã.