
O movimento literário simbolista chegou ao Brasil no século XIX. Um dos grandes responsáveis é Alphonsus de Guimaraens. O mineiro, que nasceu em Ouro Preto, dividiu a vida entre a magistratura e os jornais até encontrar na literatura uma paixão. Da sua relação com o também poeta Cruz e Souza, nasceram linhas que marcaram a entrada do estilo no país. A casa onde viveu seus últimos anos, em Mariana, foi transformada em museu e guarda o valioso acervo do escritor. Lá, o visitante pode conhecer como o poeta viveu, cartas que trocava com amigos e rascunhos de seus trabalhos. A repórter Marcela Martins esteve no local e fez uma matéria especial que permite ao público um passeio pela história e pela arte. A reportagem vai ao ar esta quinta (25), no Jornal Minas.
Durante este mês, o Jornal Minas deu início a primeira temporada da série especial “Museus”. A ideia é mostrar alguns desses 435 locais que Minas Gerais abriga e que mantêm um rico acervo de arte e história. A série vai ao ar no Jornal Minas 1ª Edição, às 12h30, e 2º Edição, às 19h15, pela Rede Minas. A reportagem sobre o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens é exibida nesta quinta, 25/07.Na próxima semana, é a vez do público conferir o Museu Casa Guimarães Rosa, em Codisburgo.
SERVIÇO:
Série “Museus” - 1ª Temporada
Exibição: às quintas, no Jornal Minas, 1ª Edição, às 12h30, e 2ª Edição, às 19h15
25/07 - Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Mariana
01/08 - Museu Casa Guimarães Rosa, Codisburgo
COMO SINTONIZAR:
A Rede Minas está no ar no canal 17 UHF ou 9.1 (HD) e 9.2 (SD); Net 20 e Net HD 520; Oi 09; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; além do site da emissora redeminas.tv e o aplicativo (redeminas.tv/aplicativoRedeMinas).
ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas
instagram.com/governomg