
A história de Diamantina e a música se confundem. Até hoje, a habilidade e o dom para as melodias se conservam dentro e fora das casas. Para mostrar a tradição musical que perpetua a gerações o Jornal Minas, da Rede Minas, exibe, nesta quarta (22), o terceiro episódio da série “Do sagrado ao profano”, que trata sobre a música que vive com as famílias e avança pelas ruas e ladeiras do município.
Na reportagem, a jornalista Romina Farcae apresenta jovens que mantêm a tradição viva na Orquestra Jovem e os tambores e berimbaus que fazem do lugar um palco de diversas culturas guiadas por sons. A matéria ainda traz uma homenagem a flautista francesa Odette Ernest, que já fez da gruta do Salitre, no município, uma inspiração.
A série sobre a música em Diamantina faz parte da campanha “Rede Minas em apoio às cidades que concorrem a rede Cidades Criativas da Unesco”. O município disputa o título na categoria música. Nos próximos dias, o público confere mais curiosidades e espetáculos no município, como a famosa vesperata, as serestas e a festa do samba e da percussão.
Já na semana seguinte, o Jornal Minas apresenta outra série que mostra a ligação fascinante da produção audiovisual com Cataguases, na Zona da Mata – cidade que também disputa o título da Unesco na categoria cinema.
Durante todo o mês de maio, a Rede Minas exibe uma programação especial que mostra as riquezas e potencialidades dos municípios mineiros que concorrem ao título de “Cidade Criativa” da Unesco. São sete categorias: Diamantina disputa pela música; Cataguases, pelo cinema; e Belo Horizonte pela gastronomia. Atualmente, 180 cidades de 72 países foram agraciadas com o título – apenas oito no Brasil.
“DO SAGRADO AO PROFANO” - série sobre a música e Diamantina
Jornal Minas 1ª Edição, às 12h30, e Jornal Minas 2ª Edição, às 19h15
3º episódio - 22/05: “DNA musical - a cidade que vive da música”, quarta às 12h30 e às 19h15
A série vai ao ar, diariamente, até o dia 24/05. Na próxima semana, é a vez de Cataguases e o cinema.
SOBRE O TÍTULO DE “CIDADE CRIATIVA” DA UNESCO
Em 2004, a Unesco criou a rede mundial de Cidades Criativas com o objetivo de promover a cooperação internacional fomentando o desenvolvimento sustentável. O título é uma oportunidade para impulsionar a economia criativa e a troca de experiências bem sucedidas e melhores práticas. São sete categorias consideradas pela Unesco como impulsionadores da economia: artesanato e artes folclóricas, artes midiáticas, design, cinema, gastronomia, literatura e música. Os municípios agora preparam um dossiê, que deverá ser entregue até o dia 30 de junho e avaliado por comitês. A previsão é que o resultado seja divulgado no final do ano.
COMO SINTONIZAR
A Rede Minas está no ar no canal 9.1 (HD) e 9.2 (SD); One Seg (para portáteis) 9.3; Net 20 e Net HD 520; Oi 09; além do site da emissora redeminas.tv e o aplicativo.
ACESSE AS REDES SOCIAIS
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Tatiana Coutinho
Assessoria de Imprensa – Rede Minas de Televisão
(31) 3254-3431