Em “Passos da Liberdade”, Joanna Scharlé reinterpreta a trajetória de Tiradentes em telas vibrantes (Foto Museu dos Militares Mineiros/Divulgação)
Até dia 9 de maio, o Museu dos Militares Mineiros, espaço integrante do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, abriga a exposição temporária “Passos da Liberdade”, da artista plástica Joanna Scharlé. A mostra, que integra as comemorações do Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, apresenta uma seleção de obras em óleo sobre tela que revisitam a trajetória do mártir da Inconfidência Mineira, além de trabalhos acadêmicos que marcam a carreira da artista.
Em “Passos da Liberdade”, Joanna Scharlé reinterpreta os ideais de Tiradentes por meio de uma linguagem plástica que mescla o lúdico e o introspectivo. Suas telas não apenas retratam episódios históricos, mas também evocam emoções e questionamentos, transformando a visita em uma experiência sensorial e reflexiva. Inaugurada em meados de abril, “Passos da Liberdade” integra o programa AMA – Ano Mineiro das Artes, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). O Museu dos Militares Mineiros reforça, assim, seu compromisso com a difusão cultural, abrindo espaço para diálogos entre arte, história e identidade.
Joanna Scharlé – cor, forma e liberdade em manifesto
Com uma trajetória consolidada no cenário artístico mineiro, Joanna Scharlé apresenta uma produção que une técnica apurada e profundo simbolismo. Suas obras, marcadas por cores vibrantes e composições inusitadas, convidam o espectador a refletir sobre liberdade, identidade e história.
Membro do Priorado dos Inconfidentes, a artista já expôs em espaços como a Casa da Ópera de Ouro Preto, o Museu da Inconfidência e a Galeria Casa de Cultura Miralda, consolidando-se como uma voz relevante na interpretação visual do patrimônio cultural mineiro.
Museu dos Militares Mineiros
Inaugurado há dez anos, o Museu dos Militares Mineiros faz parte do Circuito Liberdade e apresenta a história, a memória e a cultura das corporações militares mineiras, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, propõe uma reflexão sobre o papel destas corporações no cotidiano dos cidadãos e na reafirmação de elementos essenciais para a identidade mineira.
Entre as peças em exposição estão uniformes, medalhas, armamentos, fotografias, instrumentos musicais, viaturas e equipamentos de campanhas, além de alguns documentos importantes não só para as corporações, mas para a cultura de Minas.
O Museu dos Militares MIneiros é um equipamento da Diretoria de Museus - DIMUS, subordinado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais por meio da Superintendência de Museus, Bibliotecas e Economia da Criatividade.
Serviço
Exposição “Passos da Liberdade”, de Joanna Scharlé
Período de visitação: até 9 de maio de 2025
Local: Museu dos Militares Mineiros Endereço: Rua dos Aimorés, 698 – Funcionários, BH
Instagram: https://www.instagram.com/museudosmilitaresmineiros/