marcaminas

 

Museu do Crédito Real

Exposições, palestras, webinários e concertos na programação de maio do Circuito Liberdade

Os espaços culturais do Circuito Liberdade continuam fechados para visitas presenciais, mas seguem com ampla programação virtual gratuita para levar cultura e arte à casa de todos. Destaque para a nova exposição da Casa Fiat, “Aqueles (In)visíveis”, que estreia dia 18 de maio, com retratos de pessoas LGBTQI+ dos séculos XIX e XX ganhando cores, referências contemporâneas e ornamentações nos bordados de Rodrigo Mogiz. Além de tour virtual 3D, serão oferecidas visitas virtuais mediadas (transmissão ao vivo) nos dias 22 e 27 de maio.

Para quem curte fotografia, desde o dia 29 de abril é possível conferir, nos vidros da fachada do Palácio das Artes, 25 imagens de 12 fotógrafos selecionados pelo FIF-BH. A ação configura uma estratégia para aproximar o público das fotografias do Festival, que tem como tema Imagens Resolutivas.

Já o Memorial Minas Vale preparou um show com transmissão ao vivo em seu canal do Youtube. O espetáculo musical do Maria Bragança Trio acontece no dia 30, às 11h, com um repertório que mistura jazz e canções folclóricas tradicionais brasileiras, com elementos da música clássica e contemporânea.

Sob gestão da Secult, o Museu Mineiro apresentará, no dia 21 de maio, às 19h, via Instagram, palestra com Renata Felinto sobre a temática “(Re) Imaginando o Acervo do Museu”, enquanto o Centro de Arte Popular, no dia 17 de maio, às 19h, apresenta um encontro on-line com o professor Ricardo Lima Gomes, que  falará sobre a construção da proposta curatorial do equipamento cultural, a partir da perspectiva antropológica.

Confira abaixo a programação completa dos equipamentos integrantes do Circuito Liberdade:

MUSEU MINEIRO

Palestra “(Re) Imaginando o Acervo do Museu Mineiro”

No dia 21 de maio, às 19h, o Museu Mineiro promoverá a palestra on-line com Renata Felinto sobre a temática “(Re) Imaginando o Acervo do Museu Mineiro”. Renata Felinto é doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). O evento será realizado através do Instagram do Museu Mineiro (@museumineiro).

CENTRO DE ARTE POPULAR

Palestra sobre a construção curatorial do Museu

No dia 17 de maio, às 19h, o Centro de Arte Popular promoverá palestra on-line com o professor Ricardo Lima Gomes. A palestra abordará a construção da proposta curatorial do Centro de Arte Popular, a partir da perspectiva antropológica. Ricardo Gomes Lima é Doutor em Antropologia. O evento será realizado através do Instagram do Centro de Arte Popular (@centrodeartepopular).

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS 

Oficina “Meu primeiro Kamishibai”

Com a proposta de ampliar a oferta cultural e a diversidade de programação para o público, mesmo em tempos de distanciamento, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais promove a oficina “O meu primeiro kamishibai”, baseada na técnica milenar japonesa de contar histórias por meio do teatro de papel. A atividade, gratuita, será ministrada pela artista Sandra Lane e acontece no dia 13/5, a partir das 14h, em plataforma de videoconferência. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line, disponível AQUI.

PALÁCIO DAS ARTES

Ocupação Externa FIF-BH | Exposição Imagens Resolutivas

Desde o último dia 29 de abril, a Fundação Clóvis Salgado conecta a 4ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH) e o público, de forma presencial e segura, por meio da ocupação urbana. 25 imagens de 12 fotógrafos selecionados pelo FIF-BH estão plotadas nos vidros da fachada do Palácio das Artes e no outdoor localizado na junção da fachada com o Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A ação configura uma estratégia para aproximar o público das fotografias do Festival, que tem como tema Imagens Resolutivas, e conta em sua totalidade com obras de 43 artistas selecionados, entre fotógrafos, artistas visuais e videomakers. A ocupação proposta busca realizar uma ligação das imagens selecionadas com o ambiente urbano, extrapolando as paredes das Galerias e democratizando o acesso às imagens.

FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

A história da Orquestra Clássica

No dia 8 de maio, às 18h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica apresenta a história da Orquestra Clássica com participação do Principal Violista Assistente da Orquestra, Mikhail Bugaev, que interpretará a obra Fantasia para viola em sol menor, op. 94, de Hummel. Ainda no programa, a Sinfonia nº 35 em Ré maior, K. 385, “Haffner”, de Mozart; Semiramide: Abertura, de Rossini, e Sinfonia nº 1 em Ré maior, op. 25, “Clássica”, de Prokofiev. A regência é do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica. Este concerto terá transmissão ao vivo aberta a todo o público pelo canal da Filarmônica no YouTube e pela Rede Minas de Televisão.

Concerto para harpa e orquestra  

Nos dias 13 e 14 de maio, às 20h30, na Sala Minas Gerais, o Concerto para harpa e orquestra do nosso maior compositor, Villa-Lobos, obra rara de se ouvir, recebe a leitura da Principal Harpista da Filarmônica de Minas Gerais, Clémence Boinot. O centenário da morte de Humperdinck é comemorado com a bela abertura de sua ópera mais famosa, João e Maria. A Primeira Sinfonia de Bruckner conclui o programa das duas noites. A regência é do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica. O concerto do dia 13 (quinta-feira) terá transmissão ao vivo aberta a todo o público pelo canal da Filarmônica no YouTube. 

Sinfonia nº 1 em Dó maior

Nos dias 20 e 21 de maio, às 20h30, a primeira das nove monumentais sinfonias de Beethoven, a Sinfonia nº 1 em Dó maior, op. 21, abre o programa das duas noites da Filarmônica de Minas Gerais, na Sala Minas Gerais. Os 50 anos da morte de Stravinsky são celebrados pela Orquestra com a execução, pela primeira vez, da obra O fauno e pastora, que terá a participação da mezzo-soprano brasileira Luisa Francesconi. A Sinfonia nº 6, a Pastoral, de Beethoven, encerra o repertório. A regência é do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica. O concerto do dia 20 (quinta-feira) terá transmissão ao vivo aberta a todo o público pelo canal da Filarmônica no YouTube.

Sinfonia nº 41 em Dó maior, K.551, “Júpiter”

Dois exemplos máximos do Clacissismo sinfônico serão apresentados pela Filarmônica de Minas Gerais, nos dias 27 e 28 de maio, às 20h30, na Sala Minas Gerais.  De Mozart, sua última sinfonia, a Sinfonia nº 41 em Dó maior, K.551, “Júpiter”. De Beethoven, a exuberante Sétima Sinfonia, cujo impulso rítmico obstinado levou Wagner a descrevê-la como a “apoteose da dança”. A regência é do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica. O concerto do dia 27 (quinta-feira) terá transmissão ao vivo aberta a todo o público pelo canal da Filarmônica no YouTube.

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Criando Memórias para Sempre: Brincadeiras para Mães e Filhos

Live especial para celebrar o Dia das Mães, com Rúbia Mesquita (live) no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale, dia 08/05, às 10h. Integra o projeto Eu, Criança, no Museu!

Webinário Espaços Culturais - o Futuro de um Passado Recente?

Acontece nos dia 18 e 20 de maio, das 17h às 18h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. Entendendo a situação pandêmica atual como deflagradora de crises maiores e anteriores, de ordem social, política e econômica, surgem questões sobre o lugar da cultura enquanto agência humana.  Existe um futuro para as instituições culturais em crise? Com quem dialogam? Qual o papel da tecnologia e das mídias nas formas de interlocução? E os artistas? Para essas e mais perguntas, o Instituto Cultural Vale, juntamente aos seus espaços - Museu Vale, Memorial Minas Gerais Vale, Centro Cultural Vale Maranhão e Casa de Cultura de Canaã dos Carajás -, preparara duas rodas de conversa, acreditando ser possível obter algumas respostas por meio do diálogo. Integra a 19ª Semana Nacional de Museus.

Espetáculo teatral Quem Canta..., com o Grupo Oriundo de Teatro,

Acontece no dia 22, às 10h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. O fio condutor do trabalho Quem Canta... são as músicas apresentadas pelo Grupo Oriundo de Teatro desde a sua criação, em 2007. As composições divertem a criançada, resgatam brincadeiras e relatam vivências da infância. Integra o projeto Eu, Criança, no Museu!

Me Tornei o Professor que euQueriaTer, com Rony Morais

Acontece no dia 28, às 20h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. O espetáculo é um mergulho na trajetória e na busca pela sobrevivência da criança, com Ronivaldo Morais dos Santos, da periferia de Pará de Minas. Integra o projeto Diversidade Periférica.

Show Maria Bragança Trio

Acontece no dia 30, às 11h, no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale. De estilo pessoal exclusivo, o Maria Bragança Trio é uma mistura de jazz e de canções folclóricas tradicionais brasileiras, com elementos da música clássica e contemporânea. A saxofonista se apresenta ao lado de Everton Coroné – acordeon - e de Débora - percussão, na série Memorial Instrumental - Mulheres. Integra o projeto Memorial Instrumental, com curadoria de Juliana Nogueira.

19ª Semana Nacional de Museus

O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar

Turismo e Museu, dia 13, às 16h. No mês de maio (10) celebra-se o Dia do Guia de Turismo, e assim, o Educativo do MMGV convida esses profissionais para um encontro virtual a fim de fortalecer o diálogo entre Turismo e Museu. Nesse evento será possível conhecer um pouco mais o trabalho do Educativo e as potencialidades do Memorial, sendo também um momento para trocas de ideias e informações. É necessário inscrição pelo telefone 31 3343-7317. Vagas limitadas. O evento acontecerá via Google Meet e integra a19ª Semana Nacional de Museus.

Casa Memória

Acontece no dia 17, às 14h, no Instagram do Memorial Minas Gerais Vale. Já ouviu falar dos Gabinetes de Curiosidades? Guarda algum objeto de valor sentimental ou que simplesmente é interessante para você? Como imagina os museus e espaços de memória pós-pandemia? Venha participar conosco contando sobre suas coleções e o que você espera dos museus no futuro.  Integra a 19ª Semana Nacional de Museus

Oficina Narrativa de Percurso

20 e 21, das 10h às 11h30, O Educativo propõe ao público a feitura e o registro de um diário de bordo que permitirá imprimir ideias por meio da escrita, desenhos, cores, texturas, fotografias e colagens. O que você registraria sobre o seu dia a dia? Reflexões, projetos, devaneios? O resultado se dará em várias percepções do atual presente para um futuro próximo ou longínquo. Faixa etária: a partir de 16 anos. É necessário fazer inscrição pelo telefone 31 3343-7317. Vagas limitadas. A oficina acontecerá pelo Google Meet, Integra a 19ª Semana Nacional de Museus

(Re)lembrando o Museu e (Re)imaginando o Futuro

Acontece no dia 30, às 10h, no Instagram do Memorial Minas Gerais Vale. Como as nossas memórias podem contribuir para reimaginar o futuro? Quais são as lembranças mais marcantes que temos das visitas ao museu? Como podemos imaginar o futuro do museu através das vivências do público? O Educativo do MMGV propõe uma viagem ao passado, às lembranças das nossas vidas, e o contato com o público para assim gerar uma provocação... Como vocês imaginam o futuro do museu? Integra a 19ª Semana Nacional de Museus

Como Você Imagina ou Gostaria que Fossem os Museus no Futuro?

Acontece no dia 31, às 14h, no Instagram do Memorial Minas Gerais Vale. Para quem será o futuro dos museus? O que ou quem recuperar? Norteados por essas e outras perguntas, reuniremos falas e narrativas de pessoas diversas para que possamos pensar os museus do futuro. Integra a 19ª Semana Nacional de Museus

Sementes da Diáspora (com legenda descritiva das imagens)

Toda a quarta-feira, 11h, no Instagram do Memorial Minas Gerais Vale. Consiste numa instalação na qual, a partir de cards (envelopes com sementes de plantas de origem africana estampadas com imagens e informações sobre personalidades afro) instalados no Baobá construído pelo Educativo, o visitante é convidado a “colher” essas sementes e refletir sobre o apagamento do protagonismo negro em nossa história. Nesses tempos de distanciamento social por causa da pandemia, a ação continua de forma virtual, nas redes sociais do Memorial Vale, com legenda descritiva.

Dicas Pretas (com legenda descritiva das imagens)

Toda sexta-feira, às 10h, no Instagram do Memorial Minas Gerais Vale. Ação de divulgação, a partir de pílulas, com dicas de livros, filmes e outros recursos com temática étnico-racial e produzidos por pessoas negras, dando um destaque para produções literárias destinadas ao público infantil.

ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG

Espaço Literário: leituras comentadas

A partir do dia 12 de maio, terá inicio do projeto “Espaço Literário: leituras comentadas”. A atividade vai promover o diálogo entre grandes autores e amantes da literatura. As reuniões serão virtuais e acontecerão pelo Zoom, com transmissão ao vivo para o canal de YouTube do equipamento cultural. Os encontros acontecerão sempre às quartas-feiras, das 17h às 19h, com a mediação de Cláudia Campos Soares, professora da Faculdade de Letras da UFMG e especialista em Literatura Brasileira. Neste semestre, o grupo fará a leitura e a discussão da obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. As inscrições para participação pelo Zoom são gratuitas e serão abertas no dia 10 de maio, às 10h, pela página www.ufmg.br/espacodoconhecimento/espacoliterario. Aqueles que não conseguirem se inscrever poderão acompanhar a leitura pelo YouTube.

CENTRO CULTURAL UNIMED-BH

Letra em Cena Online

Na sessão do Letra em Cena on-line, no dia 11 de maio, às 20h, a obra do jornalista, dramaturgo e escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948 – 1996) será analisada pela conterrânea do homenageado, a escritora, aforista, cronista e poeta Martha Medeiros, em conversa com o jornalista e curador do programa literário do Minas, José Eduardo Gonçalves. O bate-papo terá transmissão pelo canal oficial do Minas no YouTube. A leitura de trechos de textos de Caio Fernando Abreu será feita pelo ator Odilon Esteves.

Especial Dia das Mães

Veiculação do vídeo do Coral do Minas Tênis Clube interpretando, em homenagem ao Dia das Mães as obras Ave Maria de Gounod e um prelúdio de J.S.Bach, no dia 9, domingo, às 10h.

CASA FIAT DE CULTURA

Exposição Aqueles (In)visíveis 

De 18 de maio a 4 de julho em formato virtual. Retratos de pessoas LGBTQI+ dos séculos XIX e XX ganham cores, referências contemporâneas e ornamentações nos bordados de Rodrigo Mogiz. A exposição virtual “Aqueles (In)visíveis” faz uma ponte entre o passado e o presente reunindo peças bordadas e fotografias, que propõem um olhar para a questão da visibilidade ou invisibilidade das diversidades afetivas e identidades sexuais e de gênero. Além de um tour virtual 3D que estará no site da Casa Fiat, serão oferecidas visitas virtuais mediadas (transmissão ao vivo) nos dias 22 e 27 de maio, com inscrições pela Sympla. O lançamento da exposição faz parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus.

Exposição Insignificâncias

Até 9 de maio, em formato virtual. Cones de trânsito, postes de luz, emaranhados de fios. Elementos presentes no dia a dia das cidades muitas vezes passam despercebidos e se tornam invisíveis para as pessoas. O trabalho da artista plástica Carol Peso resgata esses elementos, que ganham destaque em suas obras, com recortes únicos e cores fortes, em uma construção subjetiva de imagens fotográficas. Na exposição “INsignificâncias”, o público encontra uma seleção de 16 pinturas em tinta acrílica sobre tela, que convidam à atribuição de novos significados e olhares para esses cenários urbanos. Será oferecida uma visita virtual mediada (transmissão ao vivo) no dia 06, com inscrições pela Sympla.

Bate-papo de inauguração da exposição

No dia 18 de maio, às 19h, por meio de uma live. A inauguração da exposição virtual “Aqueles (In)visíveis” na Piccola Galleria acontecerá com um bate-papo com o artista Rodrigo Mogiz. Um dos temas abordados será o seu processo criativo, que começa com a pesquisa de fotos de pessoas LGBTQI+ de séculos passados e segue com o uso das linguagens do bordado e da poesia para propor um diálogo entre as afetividades de ontem e hoje. Rodrigo falará também sobre como seus estudos em desenho e pintura influenciam seu trabalho, que conta com fortes composições cromáticas e com diferentes pontos de bordado que fazem alusão a pinceladas. Inscrições gratuitas pela Sympla.

Bate-papo Encontros com o Patrimônio | Cerâmica Artística: tradição e contemporaneidade

No dia 30 de maio, das 11h às 12h30, com transmissão ao vivo. Em celebração ao Dia do Ceramista, o Encontros com o Patrimônio será dedicado a essa arte e técnica milenar de produção de objetos que têm a argila como matéria-prima. Entre os temas abordados estão as diferentes técnicas utilizadas e a importância histórica, desde as peças encontradas em sítios arqueológicos até a patrimonialização da cerâmica marajoara, além das famosas cerâmicas do Vale do Jequitinhonha e das panelas de barro. O convidado é Máximo Soalheiro, artista multifacetado e referência na cerâmica artística. Inscrições pela Sympla

Minicurso Interpretando Obras de Arte 

21, 26 e 31 de maio, no Youtube do espaço cultural. O minicurso apresentará diretrizes que potencializam a percepção visual e a compreensão estética, ampliando as possibilidades de interpretação e propiciando relações mais significativas com trabalhos artísticos. Serão três vídeos, com tradução em Libras, que vão abordar conceitos básicos sobre cultura visual, métodos de análise tradicionais da história da arte e os âmbitos de compreensão crítica da arte, com foco em educação e mediação cultural. Acompanhe no YouTube.

BDMG CULTURAL

Mostra Em Nome das Rosas, da artista Eugênia França

De 13 de maio a 13 de junho de 2021, o BDMG Cultural realiza a exposição Em Nome Das Rosas, da artista plástica mineira Eugênia França, na plataforma virtual www.mostrasbdmg.org. Com aproximadamente 150 obras realizadas entre 2018 e o começo de 2021, a mostra visibiliza a questão da condição feminina frente à violência doméstica. O título da exposição Em Nome das Rosas aponta para a dimensão contraditória de várias histórias, as quais não se resumem à dor, são, muitas vezes, histórias de amor, de superação, de empoderamento. 

MMGERDAU 

Pintof Science BH 

O evento acontece no dia 17 de maio, às 19h com transmissão ao vivo no YouTube do MM Gerdau. O Pintof Science BH traz um debate sobre o protagonismo da ciência, das instituições de ensino e pesquisa que desenvolvem soluções para minimizar os danos e prejuízos causados pela pandemia. A live com o tema “Para além da vacina'' vai receber os pesquisadores convidados Alexandre Cruz Leão, pós-doutor em Ciência das Cores,  Antônio Hot, doutor em Geografia, Gisele Vimeiro, doutora em Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG, além de Míriam Soares, Técnica em Química e Graduanda do 8° período de Engenharia Ambiental e Sanitária pelo CEFET/MG. Cada convidado irá trazer uma breve apresentação das suas pesquisas que envolvem o coronavírus, tais como Covid-19 e o meio ambiente (CEFET), Covid-19 e a violência (PUC MINAS), Covid-19 e a desinfecção do ar (UFMG). A mediação ficará por conta deMarina Pinto de Andrade, coordenadora do programa CoMciência do MM Gerdau. 

PintofMilk BH

O evento, voltado para as crianças, vai acontecer no dia 18 de maio de 2021, às 10h, nas redes sociais do MM Gerdau. O PintofMilk, edição voltada para as crianças, traz a animação “Hoje é dia de vacina!”, produzida pela FUNED  - Fundação Ezequiel Dias, que vai mostrar sobre como a ciência protege a nossa saúde e tira de cena doenças contagiosas.

Semana de Museus - 19, 20 e 21 de maio

MM Gerdau traz discussões teóricas e atividades práticas a fim de discutir o museu que se virtualiza e cria novas relações com outros campos. 

Quarta-feira, dia 19 de maio

Universos estendidos e ampliados

10h - The GDMC Competition - A Inteligência Artificial e a experiência Minecraf  - Prof. Claus Aranha | Universidade Tsukuba (JP) 

14h - Visita Virtual Mediada com o Educativo - Entre Blocos e Picaretas: uma visita craftada 19h - Museu sem Paredes - Prof. Gabriel Menotti | UFES (BR-CA) 

20h - NFTs e CryptoArt, a Arte em um universo intangível e não fungível - Mônica Rizzoli e Shima HirokazuShimabukuro (BR)

21h - Streaming Games - Amongus com Canal RZero, GM Station Oficial, Capitão Serket (BR)

Quinta-feira, dia 20 de maio

Universo Nerd e cosplays 

15h - Workshop - K-Pop com Giulia Chan (BR)

16h - Workshop - Cosplay com Thaís Yuki (BR)

18h - Bate-papo - Dublagem em filmes, games e animações com MelânyaFiaux e Luciano Vivacqua (BR)

19h - Premiação - Concurso Cosplay (BR)

Sexta-feira, dia 21 de maio

Preload

14h - Workshop - Japonês com Tsuyoshi (BR)

16h - Ceci n’est pas une mouche - Isto não é uma mosca com Carlos Fraiha (CA)

18h - Mundo acessível com Christian Bernauer | AbleGamers (BR) + Lucas Ramon – Educativo MM Gerdau

19h - Sertão Profundo e o game brasileiro "Lampião Verde – A maldição da botija" com Rubem Medeiros e mediação de Luciano Jorge (BR)

Contação de Histórias 

Quinta-feira, 27 de maio, 19h, no YouTube do MM Gerdau. Contar histórias… Ancestralidades que nos levam ao lugar dito pela escritora belo-horizontina Cidinha da Silva, o lugar da produção de infinitos que nos mantém nos tempos. Na última quinta feira de maio, o Coletivo Iabás é nosso convidado para contar histórias sobre as tecnologias ancestrais. Em um mês que temos falado sobre o futuro dos museus, falar sobre ancestralidades é um movimento Sankofa, de nos perceber no espiralar do tempo. Em olhar o futuro, o passado e o presente, como movimentos únicos de cuidado. 

Projeto Experimenta 60

Oficinas:

Cine60

A arte do cinema, não somente nos encanta, como é capaz de nos trazer auto realizações para a saúde integral. Principalmente, tratando-se do público maduro. Para os seniores, observar, viver e reviver na imaginação e memória, além de compartilhar e dialogar sobre lembranças da vida como um todo, pode gerar saúde mental, psicológica, cognitiva e social. Isso é relatado por vários estudos sobre arte e saúde. Sessões de cinema comentadas que estimulam todos nós (pessoas 60+ ou não) a se ocuparem da arte a fim de lidarmos melhor com nossos sentimentos e emoções enquanto envelhecemos. O cinema, por estudos, ajuda a praticar habilidades empáticas através da identificação com as narrativas apresentadas nos filmes escolhidos em comparação com nossas vidas. É uma oficina mediada com pausas em cenas de destaque, provocando relatos dos sentimentos e impressões do momento, utilizando as cenas como facilitadoras de reflexão e expressão. 

Horário: 04 e 18 de maio, terça-feira, 09 às 11h

Inscrições gratuitas: link sympla de cada oficina

Limite de até 30 participantes

A oficina também será realizada pelo Sympla/Zoom. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para a oficina. Em caso de dúvida, enviar mensagem para o whatsapp: (31) 9 8516 8710 (Gal) ou (31) 9 9131 9545 (Andreia)

Instrutores: Profº. Bernardo Nogueira, advogado mediador, escritor e poeta, cineasta amador.  Silvia Salgado, embaixadora do Movimento LAB60+ SP, desenvolve o CineLAB60 e projetos de turismo 60+.

Coral60

Cantar é a expressão mais completa e direta que conseguimos ter! Ouvir e reconhecer-se a partir de sua própria voz, saber modular sentimentos e conectar o pensamento à ação adquirindo mais segurança pessoal. O grupo ajuda no processo de encorajamento e identidade pessoal. Além de exercitar a socialização e o protagonismo 60+, ou seja, estimular o potencial sênior para a renovação de perspectivas sobre o existir.

Horário: 05 e 19 de maio, quarta-feira, 09 às 11h

Inscrições gratuitas: link sympla de cada oficina

Limite de até 30 participantes

A oficina também será realizada pelo Sympla/Zoom. Em caso de dúvida, enviar mensagem para o whatsapp: (31) 9 8516 8710 (Gal) ou (31) 9 9131 9545 (Andreia)

Instrutores: Guto Candian e Marina Duca, a dupla-casal do Coração Palpita

Desenho60 (Eixo Oficinas Livre Expressão) 

A Oficina de Desenho60 foi criada para encorajar principalmente aquelas pessoas 60+ que nunca desenharam ou nunca tiveram tempo para tal reconhecerem as suas expressões através de linhas simples leves e soltas. A técnica utilizada irá proporcionar a liberdade de expressão de forma fácil e criativa para, até mesmo, aqueles que se sentem “sem nenhum espírito artista”. A coragem de criar e a imaginação farão parte desses encontros.

Horário: 11 de maio, terça-feira, 09 às 11h

Inscrições gratuitas: link sympla de cada oficina

Limite de até 30 participantes

A oficina também será realizada pelo Sympla/Zoom. 

Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para a oficina. Em caso de dúvida, enviar mensagem para o whatsapp: (31) 9 8516 8710 (Gal) ou (31) 9 9131 9545 (Andreia)

Instrutor: Norma Grinberg, Membro da Academia Internacional de Cerâmica, licenciada em Desenho e Plástica pela Fundação Armando Álvares Penteado, com Mestrado e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo

Teatro60

A expressão corporal nos ajuda a nos posicionar perante o outro, perante o mundo e perante a vida. O teatro tem efeito super positivo capaz de mobilizar os seniores. O teatro, resguardando o poder de experimentar papéis e relações, traz uma outra forma de se pensar o envelhecer. Que tal experimentar nessa oficina? 

Horário: 12 e 26 de maio, quarta-feira,  09 às 11h

Inscrições gratuitas: link sympla de cada oficina

Limite de até 30 participantes

A oficina também será realizada pelo Sympla/Zoom. Em caso de dúvida, enviar mensagem para o whatsapp: (31) 9 8516 8710 (Gal) ou (31) 9 9131 9545 (Andreia)

Instrutores: Rodolfo Costa, psicólogo, teatroterapeuta com formação para Teatro Playback e 

Carol Oliveira, TO, atriz da Cia 5 Cabeças. 

Dança60 (Eixo Oficinas Livre Expressão)

A dança sempre foi uma das atividades preferidas das pessoas 60+.

Não é à toa que os bailes mais elegantes e bons perduraram até bem pouco tempo com o público nesta faixa-etária. Dançar é uma forma de exercitar o corpo de forma lúdica e prazerosa, além de expressar sentimentos que por muitas vezes ficam escondidos ou aprisionados em nossos pensamentos. Dançar não só oxigena o cérebro como também a alma. Nesta oficina, técnicas fáceis serão ensinadas de forma bem didática a fim de fazer você se movimentar do jeito que você quiser, mas com elegância pra fazer “bonito na pista”.

Horário: 25 de maio, terça-feira, 09 às 11h

Inscrições gratuitas: link sympla de cada oficina

Limite de até 30 participantes

A oficina também será realizada pelo Sympla/Zoom. Em caso de dúvida, enviar mensagem para o whatsapp: (31) 9 8516 8710 (Gal) ou (31) 9 9131 9545 (Andreia)

Instrutores: Iberon Brito, professor de danças com expertises para o público sênior, e Grupo InovaSamba, selo safira pela Silver Ocean.

 

minifachadapalacio

Imagem: Paulo Lacerda /FCS

 

 
 
www.xvideoes mybeegporn.mobi www.indiansex videos.com college mms xvideos justporno.me monster cock fuck hentai common hentaibros.org manga hentai doujinshi sikwate tablea teleseryepinoytv.com first yaya episode 13 full episode افلام سكس جامدة toptubepop.com محارم شراميط
kowal skypage freepornfinder.info beeg missionary كس مايا pornfixy.com احدث سكس محارم افلام سكس فى البحر 24pornos.com اخ واختو سكس saxy vodo eroebony.net sex video dikhao ينيكها امام زوجها pacrat.org ارشيف قصص نيك محارم
lovers sexy videos erobomb.net male escorts tamilnadu xxx indaporn.info hardcor sex xnxxtelungu tubenza.com www.xvideos2com indin xx video xxxhindividoes.com sex kadai anushka sex padam pakistanixxxx.com hot saree removing videos