marcaminas

 

Violonista Gilvan de Oliveira lança seu songbook neste sábado (8)

Belo Horizonte, julho de 2017 - Musicalidade, técnica e emoção são retratadas em uma vasta obra que destaca a trajetória profissional de um dos grandes nomes do cenário musical brasileiro, o violonista Gilvan de Oliveira, que completa 50 anos de carreira este ano. Trata-se de “A música de Gilvan de Oliveira – Songbook” (Natura Musical), cujo show de divulgação será no dia 8 de julho, às 20h, no teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil (avenida Amazonas, 315).

O projeto, que inclui o songbook e show de divulgação da obra, foi selecionado para receber patrocínio do Natura Musical no edital dedicado ao estado de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais. “O Natura Musical foi criado para valorizar a música brasileira em diferentes estágios, fomentando a renovação da produção e prezando pela preservação de nosso legado musical. O programa tem um histórico de apoio a mais de cem projetos de Minas Gerais que nos orgulham muito, incluindo a publicação de songbooks de Beto Guedes e Flavio Venturini, e, agora, de Gilvan de Oliveira", diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

“Ver minha história contada em letras e melodias é como fazer um mergulho dentro de mim”, diz o violonista. A ideia de fazer o songbook vem de longa data e foi inspirada na frase de Antonio Carlos Jobim. “O mestre Tom Jobim disse certa vez que tinha convites tentadores, mas o que ele gostaria mesmo de fazer era escrever a obra dele“, explica Oliveira.

Com 236 páginas, a “Música de Gilvan de Oliveira – Songbook” contém 33 partituras direcionadas para instrumentos em dó, si bemol, mi bemol e clave de fá, além de um CD duplo com 35 faixas. Algumas canções são acompanhadas por dedicatórias feitas aos amigos e mestres inspiradores do violonista, como Milton Nascimento, Tom Jobim, Dominguinhos, Toninho Horta e o baterista EsdraNenem Ferreira, além de familiares.

O trabalho é dedicado à memória de Fernando Brant (1946-2015) que, juntamente com Gilvan de Oliveira, compôs diversas canções como “Amanhecer“, “Acalento”, ”O Beco” e “Nossa cidade”. Todas elas integram o songbook. “Homenagear nossos notáveis é uma forma de gratidão. Letrista genial, Fernando era meu amigo e se destacava pela humildade e generosidade”, ressalta o violonista.

A obra, cuja edição é trilíngue, foi escrita em português, espanhol e inglês. “Isso possibilita que o songbook se espalhe pelo mundo com o passar do tempo”, enfatiza Oliveira.

Show – Acompanhado por seu violão, Gilvan de Oliveira apresentará diversos gêneros musicais como frevo, samba, valsa e maracatu. O repertório é composto por 14 canções. “Todas fazem parte do songbook e algumas nunca foram apresentadas em público. Iremos mostrar a riqueza, a beleza, a força, a diversidade e a grandeza da música brasileira feita em Minas Gerais”, afirmou. O violonista subirá ao palco com Breno Mendonça (sax), Felipe Moreira (teclados), Ivan Correa (baixo) e Serginho Silva (percussão).

 Serviço

Data: 08/07

Horário: 20h

Local: Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil (avenida Amazonas, 315).

Classificação: Livre

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5(meia). Venda na própria bilheteria do teatro ou no site Compre Ingressos.