marcaminas

 

Zuzu Angel ganha portal em sua homenagem

Neste ano em que a estilista Zuzu Angel foi declarada, pelo governo brasileiro "Heroína da Pátria", e ingressa no Panteão dos Heróis na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a grande artista, mineira de Curvelo, levanta voo e alça os ares, democratizando sua coleção histórica de moda, através do recém-criado Portal www.zuzuangel.com.br, com a divulgação de seus acervos de Indumentária e Documental. 

Além disso, a Casa Zuzu Angel de Memória da Moda do Brasil - Acervo, Restauração e Conservação de Têxteis, na Usina da Tijuca, abrirá suas portas para os pesquisadores visitarem suas quatro Reservas Técnicas, agora concluídas, e ter acesso físico a esse acervo único, higienizado, acondicionado, catalogado. Trata-se de um novo espaço, no Rio de Janeiro, dedicado à memória da moda e à nossa História, em construção bicentenária, cuja adequação obedeceu à orientação do Patrimônio Municipal.

O projeto é transformador e pontual. Perpetua a obra pioneira daquela que revolucionou conceitualmente a moda do país, propondo a brasilidade como inspiração, revolucionária também pela coragem de fazer de seus vestidos bandeira de denúncia política.O trabalho nos ocupou dois anos de muita dedicação, com uma equipe entusiasmada de pesquisadores, museólogos, conservadores, fotógrafos, web designers, resultado que apresentaremos aos amigos, à imprensa, à comunidade da moda, no dia 29 de junho, na Casa França-Brasil, a partir das 18:30h”, explica a jornalista Hildegard Angel, filha da estilistaO patrocínio master é do Itaú, parceria do Itaú Cultural, patrocínio da Light/Lei Rouanet.

Hildegard esclarece que a celebração acontece na Casa França-Brasil porque, apesar de nossas áreas técnicas já estarem prontas, os salões expositivos ainda exigem adaptações, e pretendemos abrir a casa com uma ampla exposição de nosso acervo. Contudo, já estamos agendando visitas de estudiosos às reservas de indumentária, recebidos pela conservadora têxtil, que realizou esse trabalho, Manon Salles, doutora na matéria pela USP.No dia 29, o DJ Otavio Taw, da Equipe Rastropop, executará músicas que Zuzu usava em seus desfiles e na trilha de sua loja, e um VJ projetará imagens selecionadas entre as 160 roupas e os 500 documentos digitalizados do Portal www.zuzuangel.com.br

Dessas 160 roupas, duas dezenas giram, em 360º, no portal, em que há, também, uma parte lúdica, em que o usuário pode montar sua própria coleção com os modelos Zuzu. O portal é todo bilíngue, português-inglês. As roupas são identificadas com suas especificações técnicas. Bem como os documentos. A orientação museológica de todo o projeto foi de Patricia Lira (MIS/SP).