marcaminas

 

Fundação Clóvis Salgado garante financiamento de sua programação até 2019, com assinatura de Termos de Parceria


 

imagem de destaque Crédito:Sylvia Procópio

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) assinou, nesta sexta-feira (23/6), termos de parceria com a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA), selecionada por Edital Público de Concurso de Projetos, que irão financiar a programação artística da Instituição. Esses Termos de Parceria são instrumentos jurídicos que vinculam o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) para, neste caso, dar apoio à realização da pluralidade da programação da FCS, ampliando a democratização do acesso do público aos bens e serviços culturais.

De acordo com o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Augusto Nunes-Filho, esse é um procedimento inédito na história da FCS, uma vez que o período de vigência desses termos será de junho de 2017 a dezembro de 2019. “A assinatura desses documentos evita descontinuidades e reafirma a responsabilidade administrativa e institucional da FCS na execução das políticas públicas”, afirmou.

O valor dos termos é de mais de R$18 milhões destinados às programações anuais da FCS neste triênio, como os eventos dos corpos artísticos – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico de Minas Gerais e Cia. de Dança Palácio das Artes –, exposições de artes visuais ocupando todas as galerias, mostras de cinema e toda a programação voltada para a valorização da arte e do artista mineiro. 

Assim, merecem destaque na programação pactuada os quase 150 concertos da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais, mais de 40 apresentações da Cia. de Dança Palácio das Artes, cinco concertos do programa Sinfônica Pop e a encenação de cinco óperas. Além disso, estão previstas mais de trinta exposições de artes visuais que ocuparão as cinco galerias do Palácio das Artes e a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais; o Cine Humberto Mauro contará com seis mostras especiais e mais de 80 exibições do programa História Permanente do Cinema. Três edições do Inverno das Artes, três do Palco de Encontro e três eventos voltados para a literatura ainda foram pactuados. 

Também são contempladas as ações do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) destinadas à qualificação e profissionalização artística, estando previstos 90 cursos complementares e 36 seminários de artes visuais, dança, teatro, música e tecnologia do espetáculo, além de 180 apresentações resultantes das atividades realizadas. 

A Fundação Clóvis Salgado comemora a assinatura desses termos de parceria que darão a continuidade desejada às políticas públicas de cultura por ela implementadas. As instituições públicas, as organizações sociais de interesse público, a classe artística – produtores e os próprios artistas – e principalmente o fiel público que frequenta os espaços da FCS se sentem brindados com essa importante conquista.