marcaminas

 

Pitangui homenageia Secretário com a Comenda Padre Belchior

O secretário Angelo Oswaldo foi homenageado com a Comenda Padre Belchior Pinheiro de Oliveira, a mais alta distinção concedida pelo Município de Pitangui. O titular da pasta da Cultura mineira falou em nome dos 25 agraciados. A solenidade foi presidida pelo prefeito Marcílio Valadares, ao lado do presidente da Câmara, vereador Márcio Antônio Gonçalves, do vice-prefeito Alexandre Maciel Barros e dos secretários municipais de Cultura, Antônio Lemos, e de Governo, Marco Antônio Saldanha.

Vigário de Pitangui por cerca de 40 anos, padre Belchior Pinheiro de Oliveira foi uma das mais destacadas personalidades do Brasil na época da independência. Acompanhando o príncipe regente na viagem a São Paulo, em setembro de 1822, sua firme posição fez com que Dom Pedro decidisse pela soberania do país e proclamasse a liberdade. Membro da Constituinte, foi depois exilado na França pelo autoritarismo do imperador, mas retornou a Minas Gerais, onde se fez deputado geral e provincial.

O prefeito Marcílio Valadares anunciou a próxima conclusão do restauro da antiga Casa de Câmara e o início da restauração da casa em que viveu o padre Belchior, importantes bens patrimoniais de dimensão nacional. O secretário Angelo Oswaldo ressaltou as intensas atividades culturais de Pitangui, lembrando a criação do Museu de Arte Sacra, a restauração da Igreja de São Francisco e do chafariz do período regencial, único em Minas Gerais com tal referência, a implantação do Museu na antiga estação e a valorização da banda de música Viriato Bahia. Segundo ele, o programa de patrimônio cultural de Pitangui é um exemplo a ser seguido.