marcaminas

 

Biblioteca de Minas Gerais promove mostra focada na luta antimanicomial


Como forma de ampliar a visibilidade do Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/05), a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, parte integrante do Circuito Liberdade, promove a partir desta quarta (10/05) a exposição “Contraponto - obras para além dos muros”. A mostra, que também faz parte do projeto Arte e Loucura no Circuito Liberdade, é composta por obras do acervo da Biblioteca que vão do século XIX ao XXI, pontuando a história da psiquiatria e psicanálise no Brasil e no mundo. São aproximadamente 50 títulos sobre o tema, como os livros de referência a “História da Loucura”, de Michel Foucault, “A Paranoia - Ensaio Pathogenico Sobre os Delirios Systematisados”, de Julio de Mattos, publicado em 1898, e o “Conceito clínico das parafrenias”, de Sylvio Cunha. Além disso, a mostra conta com a edição de 13 de maio de 1961 da prestigiada revista “O Cruzeiro”. A matéria intitulada “Hospício de Barbacena: sucursal do inferno”, escrita por José Franco e fotografada por Luiz Alfredo, traz informações robustas e chocantes sobre a situação do enclausuramento de doentes mentais no Hospital Colônia, em Barbacena (território Vertentes).

De acordo com a coordenadora do setor de Coleções Especiais da Biblioteca Pública, Eliani Gladyr, a exposição auxilia na compressão dos transtornos psiquiátricos e contribui para discutir as formas de tratamento para os pacientes. “Estamos engrossando as fileiras da luta antimanicomial. Quanto mais se falar sobre o tema mais ele poderá ser compreendido pela sociedade. É um trabalho de inclusão”, pontua Eliani.

A exposição fica em cartaz até 31 de maio, no setor de Setor de Coleções Especiais, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Instituído em 18 de maio de 1987, durante um congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial marca a data de uma nova abordagem para o tratamento de transtornos psiquiátricos no Brasil e dá visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial. Com o lema “Por uma sociedade sem manicômios", o movimento deu início a uma trajetória mais inclusiva na prática psiquiátrica brasileira, propondo mudanças estruturais na forma de tratar os pacientes com doenças mentais e desenvolvendo iniciativas para arrefecer estigmas sociais e preconceitos.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO “CONTRAPONTO - OBRAS PARA ALÉM DOS MUROS”

Local: Setor de Coleções Especiais, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte/MG)

Data: 10/05/2017 a 31/05/2017

Horário: 8h às 18h (segunda a sexta)

Informações: 3269-1209

Entrada: Gratuita