marcaminas

 

#vempassarinharMG inicia programação em Belo Horizonte

A passarinhada, como é chamada pelos observadores, inclui caminhadas pelas trilhas da unidade de conservação e a presença de um convidado especial para ministrar uma palestra intitulada “Papo de Passarinho”, visando promover a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats. O público mínimo estimado para a ação é de 30 pessoas, incluindo imprensa, os servidores da Cidade Administrativa de Minas Gerais e a equipe coordenadora das próximas edições.


Segundo o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, o projeto é uma ferramenta positiva para atrair um público diferenciado para a prática de observação de aves que segue em expansão. “O projeto atrai observadores de outros estados brasileiros e muitos adeptos de outros países, como Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. Vamos aproveitar a oportunidade e apresentar Minas Gerais e seus inúmeros atrativos”.

O diretor-geral do IEF, João Paulo Sarmento, ressalta que a atividade aproxima as pessoas das unidades de conservação, que precisam ser mais conhecidas do grande público. “O Parque Estadual Serra Verde está em Belo Horizonte, é de fácil acesso e de grande importância na conservação dos recursos naturais da capital”, afirma.
Ainda em 2017 está prevista a realização de quatro “passarinhadas” em Minas Gerais, sendo elas, no Circuito Villas e Fazendas, Parque Nacional Serra do Cipó, Parque Estadual do Rio Doce e Parque Estadual do Itacolomi.

Programação da ação inaugural:

06h50: Encontro do grupo na sede do Parque - Rua Cavalariça, 74- Bairro Serra Verde – Belo Horizonte
07h00: Início das atividades
10h00: Papo de Passarinho
10h20: Lanche coletivo
11h00: Encerramento e retorno para sede do Parque


Inscrições da ação inaugural:
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e do telefone 3915-9481

#vempassarinharMG
A observação de aves é uma atividade crescente no Brasil, onde a cada ano mais pessoas se encantam ao encontrar e identificar pássaros, seja no quintal de casa ou num parque natural. Praticada há várias décadas na Europa e Estados Unidos, envolve crianças e adultos, todos munidos de binóculos ou câmeras, em uma aventura em busca de novas espécies. Com mais de 1.900 espécies, o Brasil é um dos principais destinos para observadores de aves do mundo todo e, claro, cada vez mais brasileiros se tornam praticantes.

Em Minas Gerais não poderia ser diferente: diante de um Estado rico em belezas naturais e cenários exuberantes, coberto por três biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, possui relevo acidentado, onde encontramos mais de 40% das espécies de aves registradas no país.

Venha conhecer melhor a atividade e se encantar com nossas paisagens e passarinhos.

Informações e inscrições pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo www.turismo.mg.gov.br/vempassarinharmg

Calendário 2017:
Consulte nosso calendário 2017, inscreva-se e prepare sua câmera!
#vempassarinharMG no Circuito Villas e Fazendas
Sábado, 26 de agosto às 07h - Santana dos Montes/MG

#vempassarinharMG no Parque Nacional Serra do Cipó
Sábado, 09 de setembro às 07h - Jaboticatubas/MG

#vempassarinharMG no Parque Estadual do Rio Doce
Sábado, 21 de outubro às 07h - Marliéria/MG

#vempassarinharMG no Parque Estadual do Itacolomi
Sábado, 18 de novembro às 07h - Ouro Preto/MG