marcaminas

 

Pesquisa elabora diagnóstico sobre destinos turísticos inteligentes

Seguindo a metodologia do projeto de pesquisa "Definição de Modelos Operacionais para Destinos Turísticos Inteligentes", coordenado pela Universidade de Alicante, na Espanha, os questionários foram aplicados, via internet, para os técnicos dos órgãos oficiais de turismo de mais de 450 cidades de Minas Gerais. 

A pesquisa tem como objetivo apresentar aos municípios o conceito de Destino Turístico Inteligente, identificando a situação das cidades quanto aos parâmetros que estabelecem os DTIs, as barreiras e oportunidades para se tornar um desses destinos. Além disso, o estudo buscou levantar possíveis ações que poderiam contribuir para que os destinos mineiros se tornem destinos inteligentes.

De acordo com o superintendente de Políticas do Turismo, Rafael Oliveira, a ação é de extrema relevância para que os municípios e, consequentemente, para o trabalho desenvolvido pelo Estado.  “Esta é uma importante ferramenta para que Minas Gerais tenha um diagnóstico do turismo nos municípios mineiros, assim como um direcionamento de como podemos começar a tornar a atividade turística mais inovadora em Minas Gerais”, afirma.

Confira o resultado: www.observatorioturismo.mg.gov.br/destinos-turisticos-inteligentes

DTI
De acordo com o conceito, “destino inteligente é um destino turístico inovador, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda, que garanta o desenvolvimento sustentável do território turístico. Acessível a todos, facilita a interação e a integração do visitante com o meio ambiente e melhora a qualidade de sua experiência no destino.” (Aenor/Segittur, 2012)