marcaminas

 

“E-book Contos de Minas” é finalista do Concurso Nacional de Inovação


 

No dia 15 de agosto, um servidor da equipe, responsável pelo projeto, apresentará a iniciativa e, consequentemente, participará da próxima etapa que consiste na Avaliação Entre Pares, diante de um coordenador para cada uma das categorias e um observador internacional especialmente convidado.

A campanha "Contos de Minas" teve como objetivo a criação de um E-book (livro em formato digital) que pudesse divulgar os atrativos turísticos de Minas Gerais de forma dinâmica e sem custos, a partir da interação com as redes sociais. Para tanto, foi realizada uma campanha para os seguidores do perfil de divulgação de destinos turísticos de Minas Gerais (@visiteminasgerais) na rede "Instagram" gerenciado pela Setur, na qual os usuários publicavam uma foto de algum destino turístico do Estado e contavam na mesma publicação, por meio de poucas palavras, a história por trás daquela imagem, mostrando aos demais usuários o que motivou a registrar aquele momento.

Na ocasião, foram selecionadas pela equipe da Setur, 12 fotos e histórias vencedoras, de 340 participantes, que foram publicadas no primeiro E-Book oficial de divulgação de destinos turísticos de Minas Gerais. O material pode ser acessado gratuitamente online ou por download por qualquer pessoa e compartilhado nas redes sociais.

A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

Representando a Setur e o projeto, o superintendente de Políticas do Turismo, Rafael Oliveira, comemora a colocação. “Estar entre os 10 finalistas nacionais comprova que a Setur busca constantemente soluções inovadoras que possam ser utilizadas de forma criativa e viável na promoção turística de Minas Gerais, além de servir como modelo de política para os demais órgãos do Estado e municípios mineiros”.

Seleção

Foram selecionadas dez iniciativas em cada uma das três categorias: (i) Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital; (ii) Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal; e (iii) Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal.

A próxima etapa será a Avaliação Entre Pares, a ser realizada no dia 15 de agosto. Esta etapa dará, de forma inédita, o protagonismo da escolha final dos premiados no 21° Concurso Inovação, aos próprios representantes das iniciativas.

Assim, para esta etapa, cada iniciativa deverá apresentar em apenas cinco minutos, e de forma dinâmica e criativa, seu objetivo, resultados, mecanismos, dentre outros aspectos da iniciativa, em evento aberto ao público em geral. Após a apresentação de todas as iniciativas – e com a mediação da Enap e observação externa de representante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – será conduzida a votação final que decidirá os premiados em cada categoria. Terão direito a voto apenas um representante de cada iniciativa.

A cerimônia de premiação deverá ocorrer durante a III Semana de Inovação, a ser realizada em outubro de 2017, na Enap, em Brasília.

Com informações: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)