marcaminas

 

SETUR certifica três novos circuitos turísticos

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG), acaba de certificar três novos circuitos turísticos no estado: Circuito Turístico da Cachaça, Circuito Turístico Campo das Vertentes e Circuito Turístico Urucuia Grande Sertão.

 

A certificação foi concedida durante o Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos e o Encontro de Receptivos de Minas Gerais, no Hotel San Francisco, em Belo Horizonte, realizado pela Setur nos dias 20 e 21 de junho. Os demais circuitos receberam certificado de renovação e os receptivos receberam a declaração de habilitação que indica o cumprimento das exigências e diretrizes fixadas na resolução Setur nº03/2017 para ingresso no Projeto Minas Recebe. Agora, o estado passa a contar com 48 circuitos turísticos certificados.

 

Durante o encontro, a Setur recebeu cerca de 40 representantes de circuitos e 30 receptivos de Minas Gerais, além de entidades que compõem o Conselho Estadual do Turismo.

 

O primeiro dia de evento foi marcado pelo alinhamento das informações técnicas operacionais, propiciando momento de reflexão sobre a gestão pública e privada, bem como sobre a inovação e criatividade do turismo regional. A reunião permitiu ainda o intercâmbio de experiências e desenvolvimento de parcerias dos circuitos turísticos com representantes da iniciativa privada. A Setur aproveitou a oportunidade e apresentou as ações desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2017.

 

“Tendo em vista a dinâmica do mercado e diversidade das regiões mineiras, novos desafios para operação e comercialização dos produtos e roteiros turísticos são recorrentes, reforçando a importância da continuidade de reuniões técnicas para alinhamento e atualização de conteúdo, nivelamento de estratégias, proposições de ações e difusão de boas práticas. Vale ressaltar que este é o principal momento em que os empresários, gestores e receptivos têm a oportunidade de se reunir para essa troca de informações e diálogo com a Setur”, avaliou o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria.

 

Palestrantes convidados apresentaram algumas ações de empreendedorismo tendo como foco o novo Mineirão e o Projeto Fartura, mostrando aos presentes novas possibilidades de utilização para espaços e destinos já conhecidos.

 

Compondo a programação, a Setur lançou o projeto “Panorama do Turismo” que consiste em apresentar de forma didática, por meio de vídeos, um programa de sensibilização e capacitação para os gestores municipais. “Achamos o vídeo excelente. Ele nos ajudará como gestores para apresentar as possibilidades que o turismo pode trazer para os municípios”, comemorou o presidente do Circuito Turístico Vale do Jequitinhonha, Breno Rodrigues.

 

Dinâmicas em grupo foram propostas para instigar a criação de novos produtos a partir do perfil de um personagem, que no caso representa o turista que deseja conhecer Minas. Assim, foi possível identificar as dificuldades de cada grupo na busca da inovação e empreendedorismo. Os grupos apresentaram seus produtos para uma mesa julgadora, composta por técnicos da Setur, para venderem o produto criado. Diversas sugestões foram apresentadas, entre elas aplicativos, roteiros personalizados envolvendo ecoturismo, cultura, história e gastronomia.

 

Na sequência, os projetos Mapa da Gastronomia Mineira, “+Gastronomia” e Mineiraria – Casa da Gastronomia Mineira, foram apresentados pelo secretário Ricardo Faria. O objetivo dos projetos é fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, transformando-a em setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais.

 

Para Faria, “a iniciativa é fantástica e com certeza trará muitos benefícios para a Política de Gastronomia Mineira, que poderá ser articulada por meio de ações, em forma conjunta. Em Minas Gerais temos uma vasta e rica gastronomia. Como ponto de partida, ela trará aos produtores, uma oportunidade única de desenvolvimento. Em relação ao turismo, sabemos que a gastronomia é fundamental para que o setor se amplie e conquiste cada vez mais turistas”, afirmou.