marcaminas

 

Secretaria de Estado de Cultura divulga lista de participantes do Curso de Formação de Conselheiros de Cultura e Patrimônio

 

 

Com mais de 700 conselhos municipais de cultura e patrimônio, Minas Gerais é o estado com maior número de organizações desse tipo. A arena é fundamental para a participação da sociedade e do poder público na formatação de políticas públicas voltadas à cultura. Em face da importância desse mecanismo, a Secretaria de Estado de Cultura promove a segunda edição do Curso de Formação de Conselheiros de Cultura e Patrimônio, que acontece de 16 de outubro a março de 2018. A lista com os nomes dos participantes do já está disponível e pode ser acessada aqui. Foram 219 inscrições para as 120 vagas disponibilizadas. Doze dos dezessete territórios de desenvolvimento do estado foram contemplados na seleção. As aulas são gratuitas e acontecem na modalidade de ensino a distância (EaD).

Tendo a chancela da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, o curso conta com carga horária total de 210 horas e duração aproximada de seis meses. A plataforma de ensino tem acompanhamento da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – Utramig.

O CURSO

A qualificação a distância dos conselheiros municipais mineiros abordará os seguintes eixos temáticos: Estado e Sociedade, Princípios da Administração Pública, Conselhos de Políticas Públicas, Políticas de Cultura e Políticas de Patrimônio.

O curso se propõe a frisar a compreensão histórica e política dos espaços democráticos de participação social. Serão discutidas e apresentadas informações técnicas e jurídicas sobre as atribuições e competências dos conselhos municipais.

O corpo docente que elaborou o material foi selecionado via edital e todos os profissionais apresentam especialização na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas, sendo reconhecida a preferência para profissionais com experiência em gestão cultural, políticas públicas, processos de participação social e conselhos.

O pioneirismo da ação contribui para o processo de institucionalização do Sistema Estadual e Municipal de Cultura em Minas Gerais.