marcaminas

 

Cultura, juventude e terceiro setor em pauta na 3ª edição do seminário Cidadania 2.0

O Seminário Cidadania 2.0 – Cultura, Juventude e Terceiro Setor chega a sua terceira edição trazendo referências de peso para o debate em torno do papel do terceiro setor e da gestão pública no desenvolvimento de políticas voltadas para os jovens, que tenham a cultura como instrumento de diálogo.

Nomes como Angelo Oswaldo, secretário de Cultura de Minas Gerais; Juca Ferreira, secretário de Cultura de Belo Horizonte; Áurea Carolina, vereadora; Guilherme Varella, do Instituto Cultura e Democracia, Manu Grossi da AM Galeria de Arte, entre outros, fazem parte da programação do evento que será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, na sede da ONG Contato – Centro de Referência da Juventude.

 O projeto faz parte do Programa Cidadania 2.0, iniciativa da ONG Contato que conta com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e o do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG.

 

BREVE CURRÍCULO DOS PARTICIPANTES

ÂNGELO OSWALDO - Secretário de Cultura de Minas Gerais -  Foi presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Museu - IBRAM. É escritor, curador de arte, jornalista profissional, advogado e gestor público.

JUCA FERREIRA - Secretário de Cultura de Belo Horizonte - Sociólogo, ambientalista, Ex-Secretário de Cultura de São Paulo e Ex-ministro da Cultura do Brasil.


ÁUREA CAROLINA - Vereadora de Belo Horizonte - Ativista de movimentos feministas, negros e juvenis, educadora popular e cientista política.


GUILHERME VARELLA - Instituto Cultura e Democracia - Advogado, pesquisador, gestor cultural e Ex-Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura do Brasil


JOÃO BRANT – Jornalista, Pesquisador em Comunicação Social e Ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura do Brasil.


JOÃO PAULO CUNHA – Jornalista formado em Psicologia, Pedagogia, Filosofia e Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ex-Editor do Caderno de Cultura do Jornal Estado de Minas e Ex-Presidente do BDMG Cultural.


MANU GROSSI – Diretora Artística na Empresa AM Galeria de Arte, Pesquisadora em Artes Visuais e uma das fundadoras do movimento Sexta Valente.

JULIANA FLORES – Jornalista, Diretora da Editora Aletria, Produtora Cultural e uma das fundadoras do projeto CURA – Circuito de Arte Urbana de Belo Horizonte.

JANAÍNA MACRUZ – Ativista, Produtora Cultural e uma das fundadoras do projeto CURA – Circuito de Arte Urbana de Belo Horizonte.


RENATO DOLABELLA – Advogado - Doutorando e Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI, Mestre em Direito Econômico pela UFMG, Pós-graduado em Direito de Empresa pelo CAD/Universidade Gama Filho – RJ, Diretor Jurídico da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG, Membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/MG e Presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB/MG.


CLAUDIO PRADO – Ativista do movimento de Contracultura nos anos 70, Coordenador do Programa de Cultura Digital do Ministério da Cultura do Brasil na Gestão Gilberto Gil, Criador e Apresentador do Programa de web “Delírios Utópicos com Cláudio Prado”.


BAIXO RIBEIRO – Arquiteto, Curador de Artes Plásticas e Visuais e fundador do Instituto Choque Cultural em São Paulo.

Confira a programação completa: 20 e 21 de setembro ( quarta e quinta feira)

20 DE SETEMBRO DE 2017 – QUARTA-FEIRA

Debate – Abertura – 10h às 12h

  • Cultura e Democracia – Ângelo Oswaldo (Secretário de Cultura de Minas Gerais), Guilherme Varella (Instituto Cultura e Democracia) e Juca Ferreira (Secretário de Cultura de Belo Horizonte).

Diálogos da Cidadania – 14h às 18h

  • Roda da Rede – Encontro de Entidades Socioculturais de BH

  

Debate – 19h às 22h

  • Gênero, Ativismo e a Cidade – Áurea Carolina (Vereadora - BH) e Juliana Flores, Janaína Macruz - CURA (BH). Mediação: Manu Grossi (AM Galeria de Arte e Sexta Valente).

21 DE SETEMBRO DE 2017 – QUINTA-FEIRA

Debate – 10h às 12h

  • Os Meios da Comunicação – João Paulo Cunha (Jornalista - BH), João Brant (Jornalista e Ex-Secretário Executivo do MinC) e Baixo Ribeiro (Coordenador do Instituto Choque Cultural).

  

Diálogos da Cidadania – 14h às 18h

  • Roda da Rede – Encontro de Entidades Socioculturais de BH

Debate – 19h às 22h

  • Delírios Utópicos – Claudio Prado

  

SERVIÇO

Seminário Cidadania 2.0 – Cultura, Juventude e Terceiro Setor

Dias 20 e 21 de Setembro de 2017

Das 10h às 22h

Na sede da ONG Contato: R. Pouso Alto, Nº: 175, Serra

Mais informações: (31) 3281-5326

http://ongcontato.org/cidadania2pt0/

https://www.facebook.com/ong.contato/