marcaminas

 

Calendário 2017 do #vempassarinharMG é concluído com chave de ouro

Com cerca de 30 participantes, o evento mobilizou passarinheiros, aspirantes à atividade de observação de aves de todas as idades e membros das equipes IEF e Setur-MG. Conduzidos por dois dos coordenadores do projeto, Eduardo Franco e Frederico Crema, o grupo foi contemplado com mais de 50 espécies de aves vistas e ouvidas, dentre elas o belíssimo Tangará (Chiroxiphia caudata) que deslumbrou todos os participantes com suas cores vibrantes.

 

Ideal para caminhadas leves, o Parque Estadual do Itacolomi está a 6 km do centro histórico de Ouro Preto. A unidade de conservação abriga o Pico do Itacolomi. Com 1.772 metros de altitude, era ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real que o chamava de “Farol dos Bandeirantes”.

 

171118-vempassarinharmg-pe-do-itacolomi-022

 

Encerrando a programação de 2017 de forma positiva, a ação foi proposta com o intuito de diversificar a oferta turística mineira, buscando atrair o público para a prática de observação de aves que segue em expansão. Dessa forma, o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, comemora o sucesso das atividades “Estamos felizes com o resultado das passarinhadas. Por isso, juntamente com os parceiros envolvidos, planejaremos as ações de 2018 na expectativa de que possamos conquistar mais visitantes e movimentar a cadeia turística em Minas Gerais”.

A primeira edição do projeto #vempassarinharMG aconteceu nesse ano de 2017 e contemplou cinco regiões entre os meses de agosto e novembro. As listas das espécies registradas vocês pode encontrar no www.turismo.mg.gov.br/vempassarinharmg

A ação é uma parceria da Setur-MG com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ecoavis e as empresas  DestinosMG e  Maritaca Expeditions.