marcaminas

 

SEMPIT ganha destaque na FINIT


 

O seminário aconteceu, com o apoio da Codemig, Sebrae-MG e Belotur,  durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia - FINIT, a maior feira de inovação da América Latina,  no Expominas.

Novas tecnologias para a experiência do turista, destinos turísticos inteligentes e inovação em turismo ganharam destaque entre os participantes. A abertura do SEMPIT contou com a mesa temática sobre destinos turísticos inteligentes com a presença do representante do Ministério do Turismo (MTur), Ítalo Mendes e do superintendente de Políticas de Turismo da Setur, Rafael Oliveira.

Na parte da tarde, houve apresentações de artigos de pesquisas na sessão temática sobre “E-turismo, Destinos Inteligentes e TICs”.

No segundo dia de seminário, no período da manhã, artigos com o tema “Planejamento e gestão de destinos, organizações, atrativos e eventos turísticos” foram apresentados. Já na parte da tarde, a palestra magna “Blockchain: Novas tecnologias para a melhoria da experiência do turista”, foi ministrada por Chelsea Ferriday, da empresa Loyyal, pioneira mundial nesse tipo de inovação, no palco principal da FINI.

 

cap-6618

 

A palestra possibilitou ao público presente conhecer um pouco mais da tecnologia blockchain e sua importância para o turismo, com a possibilidade de facilitar transações mais seguras de informação e serviços. Além disso, Chelsea apresentou o caso de sucesso da empresa em Dubai, onde os turistas contam com um programa de fidelidade digital que permite uma maior interação entre os visitantes e fornecedores da cadeia turística local.

Já no terceiro e último dia, foram apresentados casos de sucesso em políticas públicas de turismo. Ana Caldeira (Turismo de Portugal) apresentou as políticas de fomento à inovação no país a partir do projeto Turismo 4.0, premiado pela Organização Mundial de Turismo (OMT) como boa prática de gestão. Já Matías Belacin (Observatório de Turismo de Buenos Aires), apresentou o sistema integrado de coleta de dados utilizado na capital Argentina com o intuito de monitorar informações que auxiliem na tomada de decisão do setor público. No encerramento do evento, foi escolhido pela comissão organizadora, o melhor artigo acadêmico apresentado durante o Seminário.

“O evento contou com participantes de todas as regiões do país, representantes da cadeia produtiva do turismo do Estado, além de pesquisadores de diversas instituições, possibilitando um intercâmbio muito rico de conhecimento e informação entre todos os interessados. O SEMPIT se consolidou como o principal espaço de discussão sobre turismo e inovação no país e acreditamos que os resultados do evento possibilitarão a criação de projetos em parceria entre Minas Gerais e as demais instituições, além de ser o pontapé inicial para a criação da Rede Nacional de Observatórios de Turismo”, comemora o superintendente de Políticas de Turismo da Setur, Rafael Oliveira.