Viagem feita por influenciadores digitais de Santa Catarina a atrativos naturais do estado teve repercussão em todo país
Um passeio de 10 dias por Minas Gerais colocou a região Norte do estado em grande evidência: entre os dias 26 de julho e 5 de agosto de 2021, aconteceu a “Expedição Norte de Minas”, uma viagem organizada pelo Movimento Supera Turismo com o protagonismo do fotógrafo, videomaker e influenciador digital Lucas Mendes, acompanhado de sua esposa Rosiane Mendes.
A press trip, como é chamada, contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult); das Instâncias de Governança Regionais “Circuito Turístico Serra do Cabral” e “Circuito Turístico Velho Chico” e das agências de turismo receptivo Exitur e RVC, que são habilitadas no programa Minas Recebe, da Secult.
O extenso roteiro incluiu os municípios Augusto de Lima, Buenópolis, Itacarambi, Januária, Mirabela e Montes Claros, além de passeios imersos no turismo de natureza e de experiência, como realização de diversas trilhas, passeio de barco no Rio São Francisco com um casal de pescadores artesanais, visita a moradores de comunidades tradicionais com direito a cafés e almoços, banho nas águas do Velho Chico, piquenique às margens do mesmo rio, e ainda visitas a cachoeiras, ao Parque Estadual Serra do Cabral e ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.
A subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa, explica que esta é uma ação de promoção e marketing do destino Minas Gerais, um dos quatro eixos do programa de retomada gradual e segura das atividades turísticas no estado, o Reviva Turismo. “Junto com os outros eixos – biossegurança, estruturação e capacitação, a promoção tem o objetivo de dar visibilidade aos territórios mineiros, suas diversidades e potencialidades turísticas. A ‘Expedição Norte de Minas’ mostrou Minas em sua essência – a mineiridade do nosso povo, as paisagens naturais, cachoeiras incríveis, trilhas a perder de vista, os encantos da cozinha mineira e as experiências que cada cantinho do nosso estado possibilita aos viajantes. Ficamos satisfeitos com a repercussão e sabemos que ações como estas são importantíssimas para atingir a meta de colocar Minas Gerais entre os principais destinos turísticos do país”, ressaltou.
Parceiros
A proprietária da agência de turismo receptivo Exitur – parceira da press trip que está localizada em Buenópolis – Irene Rodrigues Faria, opina que ações de promoção como a Expedição Norte de Minas são essenciais para a divulgação dos destinos turísticos mineiros.
“Iniciativas como esta dão visibilidade aos roteiros, aos receptivos e parceiros e trazem oportunidades de geração de emprego e renda, que é o que precisamos. Uma ação que envolve totalmente os receptivos dando notoriedade e credibilidade aos mesmos. As publicações tiveram visibilidade em muitos estados e muitos estão nos procurando interessados em conhecer nosso sertão. Além disso, receber pessoas como a Rose e o Lucas, que são muito profissionais, observadores e engajados, faz toda diferença. Para a Exitur foi a melhor ação que já aconteceu, nos faz enxergar o quão grande é nosso papel na atividade turística”, afirmou.
Já o gestor da Instância de Governança Regional (IGR) Serra do Cabral, Eduardo Henrique de Oliveira, enxergou a “Expedição Norte de Minas” como uma afirmação da necessidade de se desenvolver a atividade turística forma coletiva.
“Do ponto de vista da IGR é fundamental que as políticas públicas de turismo estejam de mãos dadas com o marketing de território, bem como com a Secult, os municípios e as agências de turismo receptivo. É preciso criar essa identidade territorial que faz com que os turistas associem, de imediato, o nome da região aos atrativos que ela possui. E é isso que pretendemos fazer quando se fala em ‘Serra do Cabral’ ou “Cavernas do Peruaçu’, por exemplo. Se não fosse por toda essa articulação que gerou a press trip, jamais teríamos condições de receber esses profissionais na nossa região para que eles fizessem o trabalho que fizeram. O resultado que já surtiu em apenas uma semana é fantástico. Mais do que nunca temos a certeza de que não é possível trabalhar deforma independente, todo mundo tem que pensar junto para que o turismo tenha sucesso”, finalizou Oliveira.
Lucas Mendes (@lucasramosmendes), Rosiane Mendes (@rosiane_v_mendes) e o Movimento Supera Turismo (@movimentosuperaturismo) possuem, juntos, mais de 50 mil seguidores do Brasil e outros países em seus perfis do Instagram, o que deu visibilidade nacional e internacional às belezas do Norte de Minas Gerais e mostrou como os destinos mineiros estão preparados para receber os turistas em tempos de pandemia.
Movimento Supera Turismo
O Movimento Supera Turismo tem o objetivo de unir pessoas físicas e jurídicas em busca da retomada segura da atividade turística, tendo em vista a importância social, cultural, econômica e ambiental do setor para o desenvolvimento sustentável no pós Covid-19 no Brasil.
Entre as estratégias pensadas para isso, estão o desenvolvimento do turismo com segurança, com divulgação de viagens de forma compartilhada com o maior número de pessoas engajadas; orientação os viajantes sobre cuidados nas próximas viagens; e o apoio para restabelecer a empregabilidade e a renda dos milhares de colaboradores do Turismo no Brasil.
*Com informações do https://movimentosuperaturismo.com.br
Foto: Rio São Francisco (Lucas Mendes)