Programa da Secult tem objetivo de melhorar a qualidade e apoiar a comercialização dos serviços e produtos turísticos oferecidos pelas agências e operadoras de turismo receptivo do estado
Estão abertas as inscrições para habilitação no programa Minas Recebe, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Entre os dias 1º de dezembro de 2020 e 10 de janeiro de 2021, as agências de turismo receptivo que têm sede em Minas Gerais e interesse em fazer parte do programa de apoio à comercialização e promoção de produtos, serviços, roteiros e destinos turísticos devem fazer o seu cadastro online.
Para participar do Minas Recebe, é necessário atender a requisitos básicos como:
- Possuir sede em Minas Gerais;
- Ter registro ativo no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), podendo ser Micro Empreendedor Individual (MEI) ou de outra natureza jurídica;
- Ser registrado no Cadastur como agência de turismo;
- Possuir inscrição municipal e ter autorização do órgão municipal competente para emissão de nota fiscal ou documento equivalente;
- Operar e comercializar produtos turísticos de Minas Gerais
- Possuir site, blog ou rede social que divulgue informações atualizadas sobre os produtos turísticos mineiros comercializados.
O processo de inscrição para solicitar a habilitação consiste no preenchimento do formulário online disponível no Portal Minas Gerais e envio, por e-mail, do tarifário dos produtos turísticos ou versão digitalizada de material publicitário com informações dos produtos turísticos de Minas Gerais operados e comercializados pela empresa.
Ao receber as informações do formulário online mais tarifário ou documento equivalente, a equipe da Secult irá analisar o conteúdo e sinalizar a aprovação do mesmo por e-mail. A lista oficial de empresas habilitadas no Minas Recebe será divulgada no site da Secult 30 dias após o prazo de encerramento das inscrições.
Vantagens do programa
Entre as vantagens do programa Minas Recebe está a participação em diversas iniciativas que a Secult realizada com foco na promoção e comercialização do destino Minas Gerais para o trade turístico, como viagens de reconhecimento, press trips, famtours, parcerias com empresas e presença em feiras e eventos nacionais e internacionais.
A subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, cita, ainda, uma das principais vantagens de participar do Minas Recebe. “As empresas habilitadas tem um canal gratuito de promoção e divulgação dedicado especialmente a elas no Portal Minas Gerais, que é o site com informações turísticas oficiais do estado. O portal, que somou 920 mil acessos orgânicos de janeiro a outubro de 2020, teve sua nova versão lançada em setembro deste ano, e abriga, até então, mais de 200 roteiros turísticos comercializados pelos receptivos do Minas Recebe. É uma vitrine com uma capilaridade potente, e o Minas Recebe pode ser considerado um conjunto de vantagens que pode ser mais difícil conseguir se a empresa atuar de forma isolada”, ressaltou a subsecretária.
Para 2021, as perspectivas envolvem diagnostico e acompanhamento das empresas habilitadas; reuniões e encontros de alinhamento técnico; levantamento e encaminhamento de demandas do setor; parcerias e articulações com foco em melhorias de serviços, produtos e destinos turísticos; além de práticas comuns do programa como viagens de reconhecimento, capacitações alinhadas às tendências de mercado e participação em eventos.
Balanço 2020
Para apresentar os resultados do Minas recebe durante o ano de 2020, a Secult, por meio da Superintendência de Marketing Turístico, responsável pelo programa, convidou as empresas habilitadas a participarem de um encontro virtual, que foi realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro pela plataforma Google Meet.
Entre os resultados que foram mostrado aos representantes das empresas que participaram do evento, está a realização do I Encontro Minas Recebe, realizado em março; a participação no 14º Salão do Turismo Abav MG, em março; a realização do Webinar Minas Recebe, com quatro encontros virtuais; o lançamento da nova versão do Portal Minas Gerais, em setembro; com a novidade da página que apresenta os roteiros e pacotes turísticos das empresas Minas Recebe 2020 – já são 240 aprovados e publicados no site; participação na Abav Collab 2020; press trips realizadas com influenciadores digitais e jornalistas, em março e outubro; Capacitação em Turismo Gastronômico – Uma oportunidade em Minas Gerais, com Filipa Valente, da Taste of Lisboa Food Tours, em outubro; Festival de Turismo Gramado 2020, em novembro; IGTV Minas te Espera; apoio à adesão ao selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo e participação na feira de turismo e negócios Festival Cataratas, em Foz do Iguaçu, em dezembro.
Além da apresentação dos resultados do programa em 2020, a programação do encontro incluiu a palestra “Ciclo do Produto Turístico”, ministrada pelo especialista em marketing turístico digital Thiago Akira; a apresentação “Roteiros Turísticos Minas Recebe”, realizada pelo analista do Núcleo de Inteligência em Marketing da Secult, Jean Rodrigues; a palestra “A Importância do Receptivo no mercado Nacional, pelo presidente da Associação Brasileira de Turismo Receptivo (Recept), César Fernandes; e a apresentação “Os Principais Resultados na Economia do Turismo 2020”, pela coordenadora do Observatório do Turismo de Minas Gerais, Julia Boroni.