O emblemático Clube da Esquina - na foto, a capa do disco "Clube da Esquina - marca o final de semana do Circuito das Letras, com a presença de Márcio Borges e Murilo Antunes. Além disso, a programação - inteiramente gratuita -está repleta de atrações e atividades infantis. A agenda cultural conta ainda com uma discussão sobre o renascimento do filósofo-artista, conduzida pelo escritor francês Bruno Cany, e também exposição de desafios da criação de personagens na narrativa visual, com Carol Cunha (MG) e Luís Felipe Garrocho (MG) e Ricardo Tokumoto (MG).
Sábado de música e tirinhas
A estética mineira do Clube da Esquina estará presente no Circuito das Letras por meio das experiências de três ativos participantes do movimento: Márcio Borges, Murilo Antunes e Flávio Henrique. A mesa que acontece às 18h30, deste sábado (08/10), no teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, oferece a chance de saber mais sobre o processo de criação de suas letras e canções e identificar o que a diferencia das demais expressões artístico-estéticas da música brasileira.
“Esta mesa foi pensada também para prestigiar e homenagear um dos maiores letristas brasileiros, Fernando Brant, que estará presente ali de alguma maneira, através dos olhar de seus parceiros. Vamos descobrir qual pensamento permeia a magia deste grupo que conseguiu criar uma obra de tamanha relevância” afirma o curador do evento e Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens.
A literatura infantil também marca presença. Além das oficinas e atividades do Circuito das Letrinhas, a mesa “Literatura para crianças: como não subestimar os leitores”, às 10h, na Biblioteca Pública, terá a presença da escritora e ilustradora Angela Lago, que vai abordar os desafios das ilustrações e do caráter pedagógico das publicações do gênero.
Na Galeria de Arte do BDMG, vai acontecer a Feira Faísca, de 11h às 17h, com publicações independentes.
O Circuito das Letras debate ainda a acessibilidade. A Casa Fiat de Cultura programou, às 14h30, a mesa “A Literatura como direito para todos”. A psicóloga paulista Ana Paula Silva vai falar sobre sua atuação em projetos no Brasil, Estados Unidos e Moçambique. A conversa terá a também paulista Carla Mauch, que lidera a Rede de Inclusão Social do Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Benefício das Pessoas com Deficiência do Governo do Estado. Ainda neste debate, o coordenador do Setor Braille da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Glicélio Ramos.
O ciclo de palestras, a partir das 14h30 na Biblioteca Pública, recebe o autor francês Bruno Cany, que vai falar sobre a criação pressuposta pelo renascimento do filósofo-artista. O debate propõe a reflexão sobre o papel dos festivais na França e a inserção da literatura brasileira neste contexto.
Logo após, às 16h30, um dos precursores e expoentes da chamada Geração Marginal, o contista carioca Afonso Henriques Neto, participa da mesa “A Cidade e a Literatura: modernidade e tradição”, junto aos escritores mineiros Fabrício Marques, Maria Esther Maciel e Luciana Andrade, autora de “A Belo Horizonte dos modernistas: representações ambivalentes da cidade moderna”.
O Espaço do Conhecimento UFMG programou para este sábado intervenções de áudio e vídeo. Confira na programação.
Domingo de teatro e diversão
Poemas de Mário Quintana, musicados por Irene Bertachini e Cristiano Gouveia, vão encantar os pequenos no musical infantil “Lili canta o mundo”, às 11h, no Memorial Minas Gerais Vale.
Na Casa Fiat de Cultura, as crianças, poderão sentir as emoções de um “Sarau Sensorial”. A parceria com a Fundação Torino traz uma mostra com autores de diferentes partes do mundo, em que os poemas exploram as capacidades de tocar, ouvir e sentir. A exposição estará disponível para visitação de 10h às 18h.
No último dia do Circuito das Letras, o público faz uma viagem por contos populares e histórias que se entrelaçam com as exposições em cartaz no prédio do CCBB-BH. A atividade acontece de 14h e 16h. Para participar é necessário enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Imperdível também o espetáculo “Contos de Lá nos Cantos de Cá”, um dos destaques da Primavera Literária. A apresentação será às 10h na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.
SERVIÇO