marcaminas

 

Lei Estadual de Incentivo à Cultura

“Conversa com a Secult” alcança metade das Instâncias de Governança Regionais de Minas Gerais

O diálogo e a aproximação entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e os municípios regionalizados estão mais estreitos e constantes: neste mês de junho de 2021, o projeto “Conversa com a Secult” alcançou 22 IGRs e 270 municípios, com 619 participantes.

Isso significa que metade das IGRs e municípios regionalizados foram contemplados com o projeto, que consiste na realização de reuniões virtuais para ampliar a escuta sobre projetos e ações das IGRs, possibilitar maior troca de ideias e experiências e conhecer mais de perto as iniciativas que estão em desenvolvimento pelas IGRs, bem como suas demandas e desafios.

“Mais do que ouvir o que as IGRs e municípios têm a dizer, compartilhar experiências e inspirações, verificar as possíveis demandas, e debater sobre as perspectivas e cenários das atividades turísticas em Minas Gerais, as reuniões das Conversas com a Secult são momentos de construção coletiva, de abertura ao diálogo e elaboração conjunta de estratégias, porque acreditamos que só dessa forma é que conseguimos fortalecer  e promover o setor com foco no desenvolvimento socioeconômico do estado por meio da implementação de políticas públicas do turismo”, ressaltou a subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa.

A previsão é de que, no segundo semestre de 2021, a totalidade das IGRs seja atingida e, com isso, a Secult cumpra o objetivo de promover maior aproximação entre a pasta, as IGRs e os municípios mineiros que participam da Política de Regionalização do Turismo (PRT) de Minas Gerais.

Atualmente, a PRT conta com 44 Instâncias de Governança Regionais Certificadas e 513 municípios regionalizados. Em função da pandemia, a Secult prorrogou o prazo para a Certificação das IGRs de 2021. Para esclarecer dúvidas sobre o processo, a pasta realizou o webinário Regionalização do Turismo: Certificação das IGR's 2021.

 

30 6 2021 minicvsecult