marcaminas

 

Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Museu Casa Guimarães Rosa realiza live comemorativa dos 113 anos de nascimento do escritor João Guimarães Rosa

Para celebrar os 113 anos de nascimento do escritor mineiro João Guimarães Roa, o Museu Casa Guimarães Rosa realiza mais uma edição do Museu Convida. No domingo (27/6), a partir das 20h, o museu recebe o presidente da Academia Cordisburguense de Letras, Raimundo Alves de Jesus, para um bate-papo ao vivo, que será transmitido pelo Instagram @museuguimaraesrosa.

Ronaldo Alves, coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa, irá mediar a conversa com Raimundo Alves, e o bate papo será sobre a fundação da Academia Cordisburguense de Letras –  sua história, suas atividades e a relação com a obra Rosiana, além de falar sobre os 113 anos de nascimento de Guimarães Rosa. A Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa é um espaço cultural na terra natal do escritor. Ali se reúnem escritores locais e convidados para discutir a literatura em geral, realizar comemorações, lançamentos de livros, posses de novos membros, entre outras atividades.

Responsável pela criação do projeto "Poeta Jovem" que tem como objetivo incentivar jovens da cidade de Cordisburgo a escrever, a instituição, fundada por Sinhá Araújo, também foi a responsável pela criação da Semana Rosiana, em 1989, e desde então está sempre presente na organização deste importante evento cultural. Neste ano, a Academia Cordisburguense de Letras comemora 37 anos de fundação.

Guimarães Rosa
João Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908, em Cordisburgo (MG). Ainda criança, mudou-se para Belo Horizonte, a fim de dar prosseguimento aos estudos. Cursou Medicina na Universidade de Minas Gerais e, ao completar 21 anos, casou-se com Lygia Cabral Pena, com quem teve duas filhas.

Em 1934, Guimarães Rosa foi aprovado no concurso para o Itamaraty, ocasião em que se mudou para o Rio de Janeiro, então Capital Federal, assumindo o cargo de Cônsul de 3ª Classe. Em 1963, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, Entretanto, o escritor só tomaria posse em 16 de novembro de 1967, três dias antes de falecer vítima de um infarto fulminante.

Serviço:
“Museu Guimarães Rosa Convida” - Raimundo Alves de Jesus
Tema: Fundação da Academia Cordisburguense de Letras e os 113 anos de nascimento de Guimarães Rosa
Data: 27 de junho de 2021, domingo
Horário: 20h
Local: Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa (@museuguimaraesrosa)

 

23 6 2021 minimuseuguimaraes

Imagem: Acervo /Museu Casa Guimarães Rosa