marcaminas

 

Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Destinos mineiros ganham destaque em buscas no portal promocional Minas Gerais após exibição em rede nacional

CATAS ALTAS Santuario do Caraça Foto Acervo Setur MG Assessoria de Comunicao 12

Minas Gerais circulou, mais uma vez, em rede nacional de televisão, e o resultado foi uma busca intensa pelos destinos mostrados: depois da exibição de “Caminhos do Imperador” e Viagem de Sabores”, dois episódios do Globo Repórter (TV Globo) que mostraram as histórias, paisagens e peculiaridades da região do Caraça, a procura por lugares abordados no contexto aumentou de forma significativa no Portal Minas Gerais, site com informações oficiais sobre o turismo em Minas Gerais e coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

No ranking de destinos mais acessados de maio de 2021, o município de Santa Bárbara subiu da 17ª para a 3ª posição, e o de Catas Altas pulou da 145ª para a 15ª posição. Ambos são compreendidos pelo Parque Natural do Caraça, que foi o atrativo mais acessado no site também em maio de 2021, com mais de mil cliques.

“É muito importante fortalecer a imagem de Minas Gerais com esse tipo de mídia, porque mostra-se como temos história, cultura, atrativos e destinos turísticos fortalecidos no estado. Lançamos há pouco tempo o programa Reviva Turismo porque sabemos que a retomada gradual e segura das atividades turísticas é uma das alavancas para a recuperação socioeconômica do estado.  Por isso, esse aumento da procura por destinos mineiros reforça nossa confiança no poder que o turismo tem. Foram muitos comentários positivos a respeito do que foi veiculado e isso mostra que Minas Gerais tem tudo para ser um dos principais atrativos turístico do país neste cenário de retorno consciente das atividades”, afirmou a subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa.

Brasil Visto de Cima

Outro impacto positivo de se retratar Minas Gerais em rede nacional veio da veiculação da temporada exclusiva do Brasil Visto de Cima com episódios sobre o estado. A temporada foi veiculada no canal Mais na Tela entre 12 e 30 de abril de 2021 e, logo nos primeiros dias de exibição, foi registrado aumento no fluxo do portal Minas Gerais: em 2021, abril foi o mês que mais registrou acessos aos conteúdos do site, com crescimento de 30% em relação a março.

Ao todo, foram 126 mil cliques, sendo a página Minas 360º a mais acessada. Em seguida vem a publicação sobre o “Brasil Visto de Cima – Especial Minas Gerais”, os posts do blog “Gosto de Minas”, do “Relatos Incríveis” e da seção “O que Fazer”. O Google foi a principal origem dos cliques do mês de abril e o portal soma, em 2021, mais de 467 mil acessos.

Portal Minas Gerais

O site www.minasgerais.com.br é o canal oficial de informações turísticas de Minas Gerais. Com divulgação gratuita de destinos, roteiros, atrativos turísticos e eventos, o portal é uma plataforma colaborativa à qual têm acesso os municípios que fazem parte da Política de Regionalização do Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

Em sua nova versão, o site oferece acesso em Libras, fácil visualização em smarpthones ou tablets e mais interatividade com os usuários, para que consigam visualizar de forma simples e intuitiva as informações que são de seu interesse ou que tenham a ver com o perfil de viagem, passeio ou roteiro buscado.

Atualmente, há cerca de 49 mil itens cadastrados no portal, inclusive roteiros turísticos operados pelas 85 empresas habilitadas em 2021 no programa Minas Recebe, coordenado pela Secult.

 

Foto: Santuário do Caraça (Acervo Secult)