marcaminas

 

Fundação Clóvis Salgado

Gerais+Minas desembarca no Vale do Rio Doce

Equipe da Rede Minas visita as cidades de Aimorés, Resplendor, Governador Valadares, Itanhomi e Coroaci para gravação de programas dentro das ações de interiorização

Gerais Minas Rede Minas Divulgação Mineiro não perde o trem e a Rede Minas segue à risca a expressão, embarcando no trem Vitória-Minas para registrar as maravilhas de municípios da região do Vale do Rio Doce. É a segunda etapa de gravações do Gerais+Minas, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Empresa Mineira de Comunicação (EMC). O projeto contempla diversas ações de interiorização da programação da Rede Minas e da Rádio Inconfidência, buscando mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. Nesta terça-feira (15), os repórteres Aline Frazão e Rivadávia Alves partem em uma viagem que vai até o dia 21/06 explorando as riquezas locais. O passeio, que começa sobre os trilhos, mostra cidades que oferecem diversos atrativos. As belezas de Aimorés, Resplendor, Governador Valadares, Itanhomi e Coroaci não escapam das lentes, que prometem revelar os encantos em programas da emissora que estreiam a partir de outubro. Saindo de Belo Horizonte o primeiro destino é Aimorés, na última estação da ferrovia antes do trem entrar nas terras capixabas. O desembarque ganha os holofotes, já que a equipe mostra a história do local para o programa “Estações”, que revela, em cada episódio, as estações de trem mineiras, inativas e em funcionamento. Na quarta (16), é a vez de Resplendor. A cidade também abriga a estação ferroviária que faz parte da Estrada de Ferro Vitória-Minas. Aline Frazão vai conversar com os antigos ferroviários e historiadores da região. A programação ainda conta com mais novidades, como o povo indígena Krenak, o passeio de chalana pelo lago e o Parque Estadual de Sete Salões, onde está a maior reserva de Mata Atlântica do estado, além de monumentos históricos. Governador Valadares é o destino da equipe na quinta (17). A estação de trem fundada em 1904 é um dos destaques. O professor de História da Univale Haruf Salmen, também autor de um livro sobre a ferrovia, conta curiosidades do local. A reportagem ainda vai mostrar prédios históricos e o famoso Pico do Ibituruna, que atraí visitantes de todo o Brasil. A jornada da Rede Minas ainda traz mais duas cidades como cenário do programa “Minas da Gente”. O programa tem como foco mostrar histórias interessantes de moradores, que são os protagonistas da atração. No sábado (19), a equipe da emissora chega a Itanhomi. A pequena cidade tem pouco mais de dez mil habitantes, mas muita gente para ‘causos’ fascinantes. Já no domingo (10), o destino é o distrito de Conceição de Tronqueiras, em Coroaci. O local guarda tradições como a marujada e apresentações folclóricas. Todas as cidades já vão estampar a programação da Rede Minas no “Minas são muitas”. A atração mostra, nos intervalos, os belos cenários dos municípios mineiros.

 

Gerais+Minas
Os trabalhos do Gerais+Minas começaram em maio, quando equipes de reportagens da emissora visitaram as cidades de Congonhas, Diamantina, Itapecerica, Ouro Preto, Poços de Caldas, Sabará, Sabinópolis e Santa Luzia. Além do “Estações”, “Minas da Gente” e “Minas são muitas”, a Rede Minas ainda prepara outros programas para mostrar na tela maravilhas do estado. Ainda este ano, também estreia o “Sabor & Afeto”. A cozinha mineira, um dos grandes atrativos turísticos do estado, é o foco da atração. Na série, que é ambientada ao lado do fogão e em volta da mesa, o público vai conhecer 26 saborosos destinos mineiros. A Rede Minas e a Rádio Inconfidência vão estar juntas no programa multiplataforma “Origem”. A atração apresenta o sabor de produtos do estado que ganharam destaque no mundo, como café, cachaça, doces e queijos. O Origem vai trazer do preparo das delícias à mesa posta e mostra a importância da cozinha mineira para a cultura, o turismo e a economia. Na programação das duas emissoras, ainda o “#Partiu”. Os apresentadores embarcam em uma aventura pelo estado para descobrir e explorar a cultura, o patrimônio, a história e a culinária.
Como sintonizar:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.