marcaminas

 

Fundação de Arte de Ouro Preto

III Mostra Internacional de Violas de Arame é exibida em especiais, na Rede Minas

Hypershow mostra apresentações em evento que reuniu artistas mineiros e portugueses até julho. Especial começa nesta sexta (18), com Chico Lobo e Fernando Sodré

Fernando Sodré 4 divulgação Violas de Arame

O som de Minas Gerais se mistura com o da viola. Em 2018, os saberes, linguagens e expressões musicais desse instrumento foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do estado. A técnica e arte que dão o tom aos artistas mineiros atraem o olhar do mundo. Mesmo durante a pandemia, não foi diferente. Em março, aconteceu o "III Encontro de Violas de Arame do Brasil” e Chico Lobo é quem foi o anfitrião. O instrumento de cordas criado em território lusitano caiu no gosto dos brasileiros e ganhou evento online. O encontro que reuniu artistas mineiros e portugueses chega agora ao público, pela TV. O programa Hypershow, da Rede Minas, exibe durante três sábados espetáculos com alguns dos artistas. Para abrir o especial, Chico Lobo e Fernando Sodré são atrações deste sábado (19). Chico Lobo tem cerca de 30 anos dedicados à viola caipira. De São João del-Rei, o violeiro alcançou sucesso em todo o país e conquistou palcos no mundo. Foram mais de 20 álbuns lançados de trabalhos autorais e parcerias, além dos DVDs “Viola Popular Brasileira” e “De Minas ao Alentejo”. Já o compositor e instrumentista Fernando Sodré é conhecido pela técnica e originalidade. Gravou quatro discos e dividiu o palco com artistas como Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Jair Rodrigues, Juarez Moreira e Elza Soares. Com apresentação do jornalista Luiz Flávio Lima, o especial Hypershow com a “III Mostra Internacional de Violas de Arame do Brasil” estreia na Rede Minas neste sábado (19), às 17h, com os shows de Chico Lobo e Fernando Sodré. A atração também pode ser conferida, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv. Nas semanas seguintes, o especial continua com Rodrigo Delage, Wilson Diase e o português Roberto Moniz. Como sintonizar:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

 

Foto: Fernando Sodré (Divulgação Violas de Arame)