marcaminas

 

Centro de Cultura Itamar Franco

Abolição da escravatura é tema de especial da Faixa de Cinema, da Rede Minas

Emissora pública mineira exibe os filmes “Cartas de maio” e “A Rainha Nzinga chegou” nos dias 14 e 21 de maio

A abolição da escravatura completa 133 anos na próxima quinta-feira. Para marcar a data, a Rede Minas exibe, nos dias 14 e 21 de maio, dois filmes que fazem um convite à reflexão sobre direitos humanos e tradições culturais. É o especial “Tributo à liberdade”, da Faixa de Cinema, que estreia nesta sexta (14), com “Cartas de maio”.

“Cartas de maio”, da diretora paulistana Joyce Prado, foi feito em formato de websérie e é exibido, pela primeira vez, na TV. A obra traz dez brasileiros afrodescendentes que carregam, em suas raízes, o sangue da escravidão. Eles escrevem cartas para seus ancestrais e dividem essa intimidade com o público. Em cada linha, resgatam memórias, experiências e inquietudes de um passado de sofrimento e questionam a liberdade nos dias de hoje. Os relatos mostram um passado perverso e um presente ainda marcado pela discriminação, pobreza e o sentimento de impunidade.

A diretora Joyce Prado é fundadora da Oxalá Produções. No currículo, assinou a direção de três curtas metragens e do longa “Chico Rei entre nós”, documentário gravado em Ouro Preto que foi premiado na Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo. Formada em Comunicação Social, trabalhou em roteiros e produções de outros títulos.

O filme “Cartas de maio” vai ao ar, nesta sexta (14), às 23h, pela Rede Minas. O público também pode conferir a atração, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv. No dia 21, a Faixa de Cinema encerra o especial “Tributo à liberdade” com o filme “A Rainha Nzinga chegou”, de Júnia Torres e Isabel Casimira.

COMO SINTONIZAR:

A Rede Minas está no ar no canal 17 UHF ou 9.1 (HD) e 9.2 (SD); Net 20 e Net HD 520; Oi 09; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; além do site da emissora redeminas.tv e o aplicativo (redeminas.tv/aplicativoRedeMinas).

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

 

minifaixadecinema

Imagem: A Rainha Nzinga Chegou /Priscila Musa