marcaminas

 

Conselho da Empresa Mineira de Comunicação

Embaixador britânico visita Ouro Preto com equipe da Secult

Ao lado do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, o embaixador britânico, Peter Wilson, e o cônsul Lucas Brown visitaram alguns pontos turísticos da cidade. O principal assunto tratado na agenda foi a adesão de Minas Gerais ao Race to Zero, programa internacional que tem como objetivo unir regiões do mundo para levar a zero as emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050.

Minas é o primeiro estado da América Latina e de todo o hemisfério Sul a aderir ao programa, enquanto Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a participar. Os desdobramentos e as oportunidades que surgem a partir dessa importante notícia são o tema das negociações que envolvem o município mineiro, o estado e a Embaixada Britânica, também pelo fato de que o próximo encontro do Race to Zero será realizado em terras inglesas. Várias parcerias no âmbito do turismo e da cultura foram discutidas.

Para o secretário Leônidas Oliveira, com a adesão, Minas pode ampliar o desenvolvimento socioeconômico por meio de negócios sustentáveis e criação de empregos verdes. “Ao aderir ao Race to Zero, nosso estado abre oportunidades para investimentos sustentáveis, inclusive em áreas relacionadas à cultura e ao turismo, como na infraestrutura dos destinos e na produção de alimentos relacionados à cozinha mineira”.

Segundo o cônsul Lucas Brown, “a visita do embaixador Peter Wilson demonstra, para a liderança da missão diplomática do Reino Unido, a importância de ter presença em vários estados do país. Em termos de cultura e história, Minas Gerais é um dos estados mais importantes do Brasil. Para realmente conhecer o país, é preciso entender sua história e a história de Minas Gerais é de suma importância para a formação da República. A visita a Ouro Preto foi um destaque, uma cidade onde a cultura e a história estão presentes em cada esquina. Acredito que Minas e o Reino Unido têm um grande futuro pela frente, afinal, temos uma história compartilhada que serve de base para uma relação promissora. Estou muito animado com as perspectivas”.

A adesão de Minas ao Race to Zero aconteceu na última quarta-feira, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com assinatura do governador Romeu Zema. Ao participar do programa, Minas Gerais vai ao encontro de uma busca disseminada no mundo por iniciativas que preservem o meio ambiente e a saúde e avancem no bem-estar individual e coletivo.

Apoio aos arquivos públicos

Também participou da agenda em Ouro Preto a diretora do Arquivo Público Mineiro (APM), Luciane Andrade. Ela visitou o Arquivo da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e o Arquivo Municipal de Ouro Preto, para troca de informações e análise do estado de conservação e procedimentos de salvaguarda dos documentos presentes em cada instituição. A Secult, por meio do APM, a partir de agora, atuará mais próxima dessas instituições, oferecendo apoio técnico para otimizar a organização e acondicionamento de acervos.