marcaminas

 

Conselho da Empresa Mineira de Comunicação

Candidatos a representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Política Cultural apresentam suas propostas

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) promoveu, nesta quinta-feira (10/6), a primeira live “Proseando com os Candidatos ao Conselho Estadual de Política Cultural (Consec)”, com o objetivo de dar voz aos representantes da sociedade civil que concorrem às cadeiras do Conselho no biênio 2021-2022. A transmissão ao vivo aconteceu pelo canal da Secult no Youtube.

Neste primeiro encontro virtual, foram sabatinados os candidatos às cadeiras de Teatro; Produção Cultural; Audiovisual e Novas Mídias; Dança; Música e Literatura, Livro e Leitura e Design e Moda.

O subsecretário de Cultura da Secult, Maurício Canguçu, falou sobre a relevância do encontro. “O Consec tem uma função muito importante, por proporcionar a criação de políticas públicas de forma conjunta, atendendo ao setor cultural como um todo. É fundamental que os futuros conselheiros apresentem suas propostas, ideias e experiências para que haja uma formação representativa e que defenda, com afinco, as diversas pautas dos vários segmentos que compõem o coletivo. Estamos com recorde histórico de votos, e isso é um ótimo sinal de que as pessoas estão se envolvendo cada vez mais com o conselho, o que fortalece o movimento e só aumenta a responsabilidade daqueles que vão representá-lo”, ressaltou.

A live foi medida pelo diretor de Economia Criativa da Secult, José Oliveira Júnior, e pela assessora técnica e administrativa da mesma diretoria, Débora Martins. Participaram como questionadores o subsecretário de Cultura da Secult, Maurício Canguçu; o superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia da Secult, Igor Arci; a vice-presidente do Consec, Aryanne Ribeiro; o presidente da Comissão Eleitoral do Consec, Wenderson Godoy; o vice-presidente do Consec da última gestão, Rubem Reis; o representante da cadeira de Música no Consec, Enzo Banzo; a representante da cadeira de Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca do Consec, Priscila Moraes; e a representante da cadeira de Moda do Consec, Giovana Penido.

A transmissão já conta com mais de 300 visualizações. Houve perguntas sobre como os candidatos pretendem contribuir, por meio de suas áreas, para os desenvolvimentos humano, local e econômico; sobre como harmonizar os fluxos entre o interior de Minas Gerais e a capital; sobre as principais propostas dentro dos respectivos segmentos e sobre os entendimentos acerca de políticas públicas e acesso às ferramentas de fomento.

Participaram da live os candidatos Jussara Braga Bastos, Belkis Amorim Lima e Italo Augusto Fernandes Moreira (Dança); Bruno Henrique Costa, Emmano Garcia, Morrison de Oliveira, Hussan Fadel Silvestre e Genilson Carlos dos Reis Pereira (Teatro); Marcela de Queiroz Bertelli (Música); Lais Terçariol Vitral, Lara Ordones De Almeida, Marluce Albino dos Reis e Michela de Oliveira Gonçalves (Produção Cultural); Sandra Peixoto Barcelos de Oliveira e Angelo Pereira Campos (Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca); Mariana Mól Gonçalves, Terezinha Lucia de Avelar, Marina Coutinho Azze e Alexandre Lennon Da Silva Procópio (Audiovisual e Novas Mídias) e Antonio Carlos Pimenta Diniz e Andreia Freitas de Oliveira (Design).

Votação

A votação permanece aberta até 20/6. Serão eleitos os Representantes da Sociedade Civil para compor o Conselho no Biênio 2021-2022. Podem votar, nos termos da Lei nº 23.304/2019, pessoas físicas residentes no estado de Minas Gerais. Os representantes eleitos contribuem na definição das políticas públicas para a Cultura no estado e podem, também, levar pautas, debates e solicitações para o plenário do Consec.

Até o momento, foram computados 14 mil votos, dividindo-se da seguinte forma entre os segmentos: Artesanato - 503 votos; Circo - 229 votos; Culturas Indígenas - 106 votos; Culturas afro-brasileiras - 1781 votos; Audiovisual e Novas Mídias - 1071 votos; Culturas populares, tradicionais e folclóricas - 672 votos; Dança - 703 votos; Design - 628 votos; Entidades de trabalhadores e entidades empresariais - 364 votos; Gastronomia - 293 votos; Literatura, livro, leitura e biblioteca - 610 votos; Moda - 457 votos; Museus e artes visuais - 820 votos; Música - 850 votos; Patrimônio material e imaterial - 332 votos; Produçao cultural - 1720 votos; Teatro - 2861 votos.

Para votar, acesse: www.voteconsec.mg.gov.br

O conteúdo da live está disponível, na íntegra, AQUI.

Live Consec