marcaminas

 

Bandas de Minas

O Programa Bandas de Minas tem o objetivo de incentivar e valorizar um dos principais elementos da identidade cultural mineira. A doação de instrumentos de sopro, metal e percussão às corporações musicais civis contribui para a manutenção e aperfeiçoamento dos seus conjuntos. Além disso, as escolas públicas estaduais das localidades mineiras contempladas ganham duas apresentações gratuitas das Bandas Civis, em formato de concerto didático. A contrapartida do Edital mostra como o programa alia a valorização da cultura tradicional à educação.

Guardiãs de uma tradição de longa data, as bandas possuem a importante missão de alegrar as comemorações cívicas e religiosas das cidades mineiras, além de promover a música popular brasileira. De modo espontâneo, organizam-se verdadeiras escolas de música em torno dessas corporações, onde comunidades e famílias inteiras têm a oportunidade de exercitar talentos e descobrir vocações artísticas transmitidas há várias gerações.

Como forma de incentivo à difusão da música, nas últimas edições aconteceu também a cerimônia para entrega dos instrumentos doados, em que foram selecionadas bandas através do Edital de Encontro de Bandas. Este teve por objetivo selecionar seis bandas de música que se apresentaram no Encontro de Bandas, integrando as ações da edição 2015 do Programa. A proposta do Encontro de Bandas é incentivar a integração, o desenvolvimento e o fortalecimento de laços entre as corporações musicais mineiras entre si e o público, proporcionando à sociedade evento artístico relevante e representativo da identidade cultural de Minas Gerais.

 

EDITAL 2017:

EDITAL 2015: